O que acontece é que o movimento, principalmente quando há repetição e carga, provoca microlesões nas fibras musculares, estas microlesões ativam o crescimento e fortalecimento do músculo, porque a regeneração destas faz com que as fibras cresçam em tamanho e recebam mais nutrientes devido ao aumento do fluxo sanguíneo ...
As causas mais comuns de dor muscular são a tensão, o estresse, o excesso nos treinos, prática esportiva e ferimentos leves. Este tipo de dor, geralmente, é localizada, afetando apenas a um ou mais grupos músculares de determinada região do corpo.
Microlesões musculares, também conhecido como dano muscular, é um processo no qual as fibras musculares sofrem desarranjos em suas estruturas, e isso gera respostas como aumentos na Dor Muscular de Início Tardio (DMIT), Queda de Performance (Força e Potência, por exemplo), aumento na resposta enzimática (como a famosa ...
Segundo ela, a diferença entre dor muscular e lesão está principalmente no tempo de duração. "Enquanto uma dor muscular pode desaparecer em até 72 horas, uma lesão se perdura por mais tempo", complementa.
Nos primeiros 6 dias após a lesão, não é recomendado fazer nenhum tipo de esforço e por isso deve-se optar por não treinar e não forçar a articulação, mantendo-a sob repouso. Pode ser útil enfaixar a região com gaze ou usar uma tala, e quando a lesão é nas pernas, pode ser indicado andar com muletas.
O tecido muscular esquelético é sensível a modificações agudas e crônicas induzidas por exercícios. As células satélites (CS) estáo diretamente envolvidas nas respostas de caráter regenerador e nos processos de hipertrofia e hiperplasia no músculo adulto.
As células satélites são células precursoras miogênicas localizadas entre a lâmina basal e o sarcolema, na periferia das células musculares. Elas têm função crucial na regeneração e manutenção deste tecido em resposta a estímulos como crescimento, remodelação ou trauma.