Para cancelar o FIES, é preciso ir até o agente financeiro onde o contrato foi assinado e pedir que o procedimento seja feito. Ao iniciar o processo, o agente financeiro vai oferecer opções para o estudante parcelar o seu saldo, porém o início do pagamento será logo após o cancelamento.
A suspensão temporária da utilização do financiamento deverá ser solicitada pelo estudante, por meio do Sistema Informatizado do FIES (SisFIES), até o 15º (décimo quinto) dia dos meses de janeiro a maio, para o 1º semestre, e de julho a novembro, para o 2º semestre, e terá validade a partir do primeiro dia do mês ...
Por quanto tempo é possível suspender o Fies A utilização do financiamento poderá ser suspensa temporariamente por até quatro semestres consecutivos, por intermédio de solicitação do estudante e, a seguir, validação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) do local de oferta de curso.
Ao pedir a suspensão você pode utilizar o FIES caso queira voltar normalmente. Ao pedir a suspensão você tem o prazo máximo de até 2 semestres consecutivos, após esse período você deverá utilizar novamente o FIES ou pedir o encerramento.
No primeiro mês após a conclusão do curso, começa o pagamento do saldo devedor do FIES. Se você estiver empregado formalmente (CLT ou servidor público), o FIES desconta o pagamento direto na fonte. Isto é, diretamente no seu salário, antes dele cair na sua conta bancária.
Quando começa o pagamento da dívida do FIES? Pra quem assinou o contrato até 2017, há um período de carência de 18 meses para o pagamento do FIES após a conclusão do curso. Nesse meio tempo, você continua só com as parcelas trimestrais de R$ 150.
Se o estudante que fez o contrato ficar em situação de inadimplência no FIES, terá que arcar com multa estabelecida em contrato regido pela Lei nº. 13.
No módulo do SisFIES-Gestão (Mantenedoras), disponível para acesso no endereço http://sisfies.mec.gov.br, o acesso das entidades mantenedoras com adesão ao Fies se dá exclusivamente por meio de certificado digital e-CNPJ (A3).
Passo a passo para a renegociação da dívida do Fies
A renegociação do Fies é uma forma de reduzir o número de inadimplentes e facilitar o pagamento da dívida para os recém-formados....O que é a renegociação do FIES?
Portanto, não deixe de conferi-las!
É Possível Reduzir as Parcelas do Seu Financiamento de Veículo em 10 Passos
Agora, os clientes vão poder solicitar a redução temporária das prestações do financiamento. Porém, não haverá diminuição ou desconto no valor total do crédito. Você poderá pedir 50% de redução, que terá validade por três meses, ou 25% de redução, com uma validade de seis meses.
Atualmente existe a ação revisional que é a parte responsável para abaixar o valor dos juros no contrato. Ou seja, uma vez que você identifica os juros alto, você deve abrir o processo de ação revisional, para que uma pessoa responsável possa revisar e tomar suas devidas resoluções.
Outra opção para conseguir uma redução da taxa de juros do financiamento imobiliário é amortizar a dívida aos poucos — ou seja, reduzir gradualmente o montante devido. Nesse caso, você adianta o pagamento de parcelas para reduzir o saldo devedor e, consequentemente, pagar menos juros.
O cálculo revisional é um processo técnico, analisado por um profissional com conhecimento na área, como um advogado ou contador. Caso o profissional identifique irregularidades no contrato, é possível entrar com processo judicial pleiteando a ação revisional.
Nesse sentido, nada mais justo que pagar juros apenas sob o tempo em que esteve com o dinheiro emprestado, certo? Por isso ao antecipar as parcelas lá do final do carnê você poderá ter descontos de até 70%.
Nesse tipo de antecipação, você paga as últimas parcelas, de forma decrescente a cada quitação realizada. Assim, a ordem segue: última, penúltima, antepenúltima e assim por diante.
Para isso você terá que escolher como pagar parcelas adiantadas, sendo que quitar o boleto de trás pra frente irá gerar descontos maiores, pois os juros embutido nas últimas parcelas serão diminuídos dando uma grande diferença no valor total da dívida.
O que é antecipação de parcelas Antecipar o pagamento significa que você paga a parcela antes do prazo de vencimento estabelecido no contrato. Geralmente, isso também reduz uma parte dos juros cobrados na operação, o que se torna vantajoso para o contratante.
Quem assinou contrato até 28 de fevereiro de 1986 tem direito a desconto de 50% no saldo devedor. Se quiser, o mutuário pode quitar multiplicando o número de prestações que faltam pelo valor corrigido do último pagamento. Nesse caso, o desconto pode chegar a 90%, segundo cálculo dos técnicos da CEF.
Vamos te ensinar algumas dicas e truques que irão possibilitar você a quitar o seu imóvel antes do prazo estipulado.