Classificação do turismo
Os hotéis são classificados em categorias que variam de 1 a 5 estrelas. De uma forma geral, o hotel uma estrela é aquele bem simples; o duas estrelas é um hotel econômico; o três estrelas é o hotel turístico; o quatro estrelas é o hotel superior; e o cinco estrelas é o hotel luxuoso ou resort.
No caso do hotel de quatro estrelas, seu diferencial é a obrigação de 90% das habitações possuir, no mínimo, 15 m², não sendo obrigatório quartos com banheira e que o serviço de recepção seja por 24h. Serviços como bar, à la carte e manobristas estão incluídos também.
O Hotel 5 estrelas precisam ter concierge, recepção 24 horas, quartos com 17m² e banheiros 4m². Roupas de cama e banho devem ser trocadas diariamente e o hotel precisa ter café da manhã, restaurante e bar – com serviço de quarto e dietas especiais.
A principal diferença da pousada é que ela é instalada em empreendimentos horizontais, com no máximo três andares. Conta com até 30 unidades habitacionais e 90 leitos. Dessa forma, o ambiente é mais intimista e lembra uma casa. Apesar de ser menor em comparação a um hotel, tem estrutura charmosa e clima aconchegante.
Diária é uma unidade de estadia usada pelos hotéis para determinarem o preço e a duração da permanência do hóspede nesses hotéis. Dessa forma, a entrada e saída dos hotéis é determinada pela quantidade de diárias. A horário de conclusão da diária de um hotel é individualmente determinado pelo estabelecimento.
Quanto custa ficar em uma pousada em São Paulo? Em geral, uma pousada em São Paulo custa R$ 105 por diária (com base nos preços da Booking.com).
Precisa ao menos de 20 quartos e custa R$ 2 mi. Quase 30% dos 10.