O aposentado também tem direito ao 13º salário, enquanto o beneficiário do BPC/LOAS não o recebe. E em casos de falecimento do titular do benefício, quando se trata do auxílio previdenciário, a pensão passa para seus dependentes, enquanto a do auxílio assistencial é cancelada.
Infelizmente você não terá direito a conversão do BPC para a aposentadoria. Isso porque, como dito antes, os dois benefícios têm naturezas diferentes: uma é assistencial (BPC) e a outra previdenciária (aposentadoria).
O benefício assistencial em regra não pode ser cumulado, devendo o cidadão realizar a opção pelo benefício que lhe seja mais vantajoso; ... Assim, é possível receber o BPC e contribuir com o INSS, garantindo uma futura aposentadoria ou uma pensão por morte para seus dependentes.
O valor concedido pelo INSS é de um salário-mínimo mensal. Ou seja, em 2021, esse valor é de R$ 1.
O valor do BPC LOAS é de um salário mínimo por mês para os contemplados. Para receber BPC LOAS 2018 não é preciso ter contribuído com o INSS. Para pedir BPC LOAS é preciso que o idoso ou deficiente faça agendamento do BPC/LOAS pelo telefone 135 ou pelo site da Previdência Social na internet.
Para solicitar o BPC, em primeiro lugar, o interessado deve dirigir-se ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo da sua residência e se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico).
Para requerer o BPC, basta procurar uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O Cadastro Único, que é administrado pelos CRAS, deve estar atualizado há menos de dois anos e conter o CPF de todas pessoas da família.
Solicitá-lo ao INSS, por meio de Requerimento Próprio, que deve ser preenchido e assinado pelo requerente responsável legal; declarar, em formulário próprio, a composição do grupo familiar e comprovar renda inferior a 1/4 do salário mínimo mensal por pessoa da família; no caso das pessoas idosas, comprovar a idade ...
São 3 formas de consultar o benefício do INSS pelo CPF
Acessando o site do INSS O primeiro passo para consultar aposentadoria é entrar no site do INSS. Após isso, é preciso clicar em “Consulta de situação de benefício”, que se encontra na guia “Serviços”.
Para consultar o rol de empregados titulares de benefícios previdenciários, é necessário informar o número do CNPJ e a senha da Empresa, acesso que pode ser obtido junto à Unidade de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal do Brasil da jurisdição do estabelecimento centralizador (raiz ou estabelecimento ...