A metodologia para a análise dos dados vai depender do tipo de pesquisa científica. Mesmo porque, as pesquisas quantitativas analisam números, enquanto as qualitativas analisam textos.
A pesquisa descritiva visa descrever algo. ... Essa pesquisa não pode ter interferência do pesquisador. A pesquisa explicativa é uma tentativa de conectar as ideias e fatores identificados para compreender as causas e efeitos de determinado fenômeno. É onde pesquisadores tentam explicar o que está acontecendo.
Uma pesquisa científica pode ser exploratória, descritiva ou explicativa. Quanto à pesquisa explicativa, é correto afirmar que: busca apenas levantar informações sobre um determinado objeto, delimitando um campo de trabalho, mapeando as condições e manifestação desse objeto.
Na pesquisa descritiva realiza-se o estudo, a análise, o registro e a interpretação dos fatos do mundo físico sem a interferência do pesquisador. O processo descritivo visa à identificação, registro e análise das características, fatores ou variáveis que se relacionam com o fenômeno ou processo. ...
Definição. A pesquisa exploratória é muito utilizada para realizar um estudo no qual o principal objetivo da pesquisa que será realizada, ou seja, familiarizar-se com o fenômeno que está sendo investigado, de modo que a pesquisa subsequente possa ser concebida com uma maior compreensão,entendimento e precisão.
Quanto aos objetivos, a pesquisa pode ser exploratória, descritiva e explicativa. se caracteriza pela existência de poucos dados disponíveis. ... O planejamento do tipo de pesquisa exploratória está relacionado à pesquisa bibliográfica sobre um tema estudado.
A pesquisa exploratória, é designada por alguns autores como pesquisa quase científica ou não científica. A pesquisa exploratória é o primeiro passo de todo trabalho científico.
Leitura exploratória: Também é caracterizado como uma leitura rápida, mas nesse momento é necessário utilizar o conhecimento que o usuário tem sobre o tema, vocabulário, manuseio de material científico, sumários, entre outros.
A leitura técnica compreende a análise do corpo central da obra, complementada por outras fontes de informação que integram a obra sob estudo, como o título e seu grau de representatividade, o sumário e o índice de assuntos, as orelhas e as contracapas, o prefácio, a catalogação e a classificação na fonte”.
Leitura de Estudo: ler para aprender a estudar e estudar para aprender a ler. ... Trata-se, em outras palavras, de estudar como se ensina a estudar - os procedimentos metodológicos necessários na interação com o texto, em particular com certos gêneros de texto.
Aprendizado ativo é quando você se envolve mais. Quando você está apenas lendo um livro ou assistindo uma aula isso é um aprendizado passivo. A partir do momento que você processa é quando o estudo acontece.
Pré-leitura ou leitura de reconhecimento: é a fase preliminar da leitura informativa. Este tipo de leitura permite ao leitor selecionar o documento ou a obra que poderá ser aproveitada no seu trabalho e também obter uma visão geral do tema abordado.
A LER (lesão por esforço repetitivo) é designada para definir toda e qualquer lesão causada por movimentos repetitivos, como digitação, má postura, tocar piano, dirigir, algumas atividades físicas que exijam muito esforço, fazer crochê, entre tantos outros.
Tratamento de LER e DORT
Estrutura de trabalho inadequada, movimentos repetitivos em um curto espaço de tempo e até mesmo o estresse e pressão no ambiente ocupacional são as principais causas das Lesões por Esforço Repetitivo (LER), também conhecidas como Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).
Atingem principalmente os membros superiores (mãos, punhos, braços, antebraços, ombros e coluna cervical), mas apesar disso, podem afetar o homem como um todo. As LER podem atingir qualquer ramo de atividade, desde que as funções e postos de trabalho exponham os trabalhadores a esforços repetitivos.
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são um conjunto de doenças que atingem estruturas como músculos, tendões, nervos e líquidos articulares, sendo causadas, desencadeadas ou agravadas por fatores presentes nos locais de trabalho.
Os principais sintomas de LER são: dor nos membros superiores e nos dedos, dificuldade para movimentá-los, formigamento, fadiga muscular, alteração da temperatura e da sensibilidade, redução na amplitude do movimento, inflamação.
O tratamento pode ser feito com compressas de gelo, uso de anti-inflamatórios, relaxante musculares indicados pelo médico e algumas sessões de fisioterapia para aliviar a dor e o desconforto, combatendo a inflamação, melhorando a movimentação das mãos e a qualidade de vida da pessoa.
Os sinais e sintomas que podem indicar inflamação nos tendões das mãos podem ser:
Veja algumas atividades: