A UTI é, juntamente com a Unidade Semi-Intensiva e a Unidade Coronariana (UCO), uma das 3 unidades do Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na UTI, ficam os doentes mais graves, que requerem mais cuidados que na Semi-Intensiva. Já para a UCO, são mandados aqueles doentes que apresentam algum problema cardíaco.
O especialista da área é o médico intensivista. 02 - O que é o CTI/UTI? O Centro de Terapia Intensiva (CTI) ou Unidade de Terapia Intensiva (UTI) é o setor do hospital voltado para o atendimento ininterrupto de pacientes em estado grave ou potencialmente grave.
Muitas pessoas pensam que CTI e UTI são a mesma coisa, no entanto, existem algumas diferenças sutis entre as duas. O CTI (Centro de Terapia Intensiva) não abriga casos especializados em uma patologia específica, mas sim todos os pacientes que precisam de acompanhamento intensivo.
O Centro de Terapia Intensivo reúne os pacientes de casos graves que precisam de cuidados avançados de uma equipe de médicos e enfermeiros com amplo conhecimento. Durante toda a internação do CTI o paciente é monitorado, para caso haja alguma situação emergencial ele possa ser atendimento o mais rápido possível.
O papel do enfermeiro na UTI consiste em obter a história do paciente, fazer exame físico, executar tratamento, aconselhando e ensinando a manutenção da saúde e orientando os enfermos para uma continuidade do tratamento e medidas, compete ainda a este profissional cuidar do indivíduo nas diferentes situações críticas ...
Especializar-se em Terapia Intensiva significa estar em contato com uma parte bastante sensível no que diz respeito à saúde: um momento crucial que requer o domínio de conhecimentos específicos que serão extremamente importantes para a vida de alguém.
Prevenção e cuidados
A assistência de enfermagem no período transoperatório refere-se aos cuidados indiretos da equipe no preparo do centro cirúrgico (CC) e da sala de operações (SO), com previsão e provisão de todos os recursos necessários para a realização do ato anestésico-cirúrgico, bem como os cuidados diretos prestados pela equipe de ...
1. Relativo a ou que ocorre no período em que decorre uma operação cirúrgica (ex.: monitorização intra-operatória ). 2. Período em que decorre uma operação cirúrgica (ex.: a temperatura do paciente é controlada no intra-operatório ).
7. 7 Intra Operatório Começa quando o paciente é transferido para a mesa da sala de cirurgia e termina na Sala de recuperação pós- anestésica. 8. 8 Pós Operatório Começa com a admissão do paciente na SRPA e termina com uma avaliação de acompanhamento clínico ou em casa.