“Saúde é o estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença.” Tantas vezes citado, o conceito adotado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 1948, longe de ser uma realidade, simboliza um compromisso, um horizonte a ser perseguido.
Quais são os exercícios considerados mais importantes pela medicina? Natação, futebol, caminhada, corrida, vôlei? Objetivamente não existe um esporte superior aos demais.
A atividade torna-se moderada quando passa a elevar a frequência de batimentos cardíacos e deixa a pessoa um tanto ofegante. Com isso salta o gasto calórico e se acentuam as vantagens cardiovasculares. Só que já é preciso ter certo preparo dos músculos e das articulações, bem como o acompanhamento de um profissional.
As recomendações mais recentes do Colégio Americano de Medicina do Esporte e da Associação Americana do Coração são de que você deve se exercitar por, pelo menos, 30 minutos em intensidade moderada cinco dias por semana, ou por 20 minutos em alta intensidade três dias por semana, a fim de preservar a saúde e reduzir o ...
Opções de atividades físicas
Os exercícios de alto grau de impacto são aqueles onde há saltos, pois o peso corporal se multiplica várias vezes na aterrisagem ao solo, como vôlei, ginástica olímpica, basquete e algumas atividades de academia. A seguir vêm os esportes com corridas em alta velocidade e de longa duração, como atletismo e futebol.
Quais são os benefícios da modalidade?
As aulas também promovem o aumento da flexibilidade, melhoria da resistência, traz benefícios a saúde do coração, além de ajuda acelerar o metabolismo e preservar seus músculos. Outro ponto positivo desse tipo de treino é a quantidade de tempo dedicada a ele.
Quantas vezes por semana o HIIT pode e deve ser realizado? Paulo Gentil – Depende da intensidade. Mas, em termos gerais, um treino intenso só poderá ser realizado duas a três vezes por semana.