As intoxicações e o envenenamento são causados pela ingestão, aspiração e introdução no organismo, acidental ou não, de substâncias tóxicas de naturezas diversas. Podem resultar em doença grave ou morte em poucas horas se a vítima não for socorrida em tempo.
No geral, alguns dos sintomas mais comuns para a intoxicação por produtos químicos são:
A intoxicação por medicamentos pode causar sudorese, diarreia, vômito, tontura, palpitação, mudança de comportamento, sedação e até a morte. Entre as principais causas da intoxicação medicamentosa é possível apontar a ingestão de remédios sem indicação do médico, a chamada automedicação.
INTOXICAÇÃO AGUDA LEVE: cefaleia, irritação cutâneo- mucosa, náusea e discreta tontura. INTOXICAÇÃO AGUDA MODERADA: cefaleia intensa, náusea, vômitos, cólicas abdominais, tontura mais intensa, fraqueza generalizada, parestesia, dispneia, salivação e sudorese aumentadas.
As pessoas com sintomas de intoxicação por organofosforados devem consultar um médico. Se a pele puder ter entrado em contato com um inseticida, a roupa é retirada e a pele lavada. Os cuidadores devem evitar contaminar-se enquanto prestam cuidados.
Não jogar o produto ou resto de diluição em açudes, fontes, rios e tanques de água. Se acontecer intoxicação humana, chamar imediatamente o médicos e durante este tempo, caso tenha ocorrido ingestão acidental, provocar vômito introduzindo o dedo na garganta ou, por via oral, copo de água morna ou xarope de Ipecacuanha.
O Carrapaticida MSD Butox P CE 25 é indicado para eliminar larvas, ninfas, machos, fêmeas e impossibilitar a postura de ovos férteis de carrapatos.
Além do vinagre puro, uma outra receita caseira para eliminar carrapatos no ambiente é a solução de vinagre de maçã com bicarbonato de sódio e água. As quantidades certas para a mistura são duas xícaras de vinagre, uma xícara de água morna e duas colheres de sopa de bicarbonato.
4. Use uma ferramenta de remoção de carrapatos para torcer e retirar o carrapato do seu cão
Não esmague o carrapato com as unhas, pois o mesmo pode liberar bactérias e contaminar partes do corpo com lesões. Evite caminhar, sentar ou deitar em áreas conhecidamente infestadas por carrapatos ou de livre circulação de animais silvestres.
Para acabar com os parasitas, recomenda-se uma dedetização completa, com remédio para matar carrapato mais forte e concentrado. Vale ressaltar que, nesse caso, seu pet deverá ficar afastado do local por, pelo menos, 24 horas. Após esse período, lave o local antes de liberá-lo para o peludo!Oct. 29, 2020
Remoção do carrapato A veterinária explica que, ao ser picado por um carrapato, “o ideal é usar uma pinça para retirar o pequeno aracnídeo, girando e puxando para fora da pele do paciente”. “Isso evita com que algumas pequenas estruturas do carrapato fiquem na pele e causem reação alérgica.
Como trato uma picada de carrapato?
Auxilia na prevenção da dirofilariose (Dirofilaria immits) e no tratamento das microfilárias. A Ivermectina foi aprovada na prevenção de dirofilariose na dose de 6 µg/kg, via oral, uma vez por mês ou como microfilaricida na dose de 50 a 200µg/kg, via oral em dose única.
O tratamento antiparasitário com a ivermectina veterinária causa a paralisia do parasita e posteriormente a sua morte, eliminando assim a contaminação do animal de estimação. O seu uso é indicado para cães e gatos, sendo que o medicamento também é utilizado no tratamento de verminoses em humanos.
Como usar o Ivermectina? Os comprimidos de Ivermectina devem ser ingeridos com água. Estudos mostraram doses entre 150 mcg/kg a 200 mcg/kg por dia, dose única, oral, dependendo do agente etiológico.