EQST

Qual O Instrumento Mais Adequado Para Verificaço Das Leses De Furca?

Qual é o instrumento mais adequado para verificação das lesões de furca?

Por isso, uma anamnese detalhada deve ser realizada associada ao exame clínico e radiográfico do paciente, assim é possível obter-se um correto diagnóstico do caso. 117 dos autores, o instrumento mais apropriado para exames da furca é a sonda de Nabers (LINDHE, 2005; FERMIN et al., 2007).

Como as concavidades radiculares podem facilitar a destruição dos tecidos periodontais?

Afirmam que a presença de concavidades em uma raiz, funcionaria como nicho de retenção. Deixam transparecer a impressão de que este fato facilitaria a progressão da doença periodontal.

Qual é a função da Regeneração Tecidual Guiada?

O princípio da regeneração tecidual guiada (RTG) baseia-se na utilização de membranas biocompatíveis com a finalidade de impedir a migração dos tecidos conjuntivo e epitelial para a ferida, permitindo que células do ligamento periodontal repovoem a superfície radicular e regenerem o aparato de inserção do dente.

O que é Tunelização periodontia?

A tunelização é um procedimento ressectivo que tem como objetivo a remoção de defeitos inter-radiculares, restabelecendo a arquitetura óssea e a exposição da área de furca. Desta forma, melhora o acesso para higienização e mantém a dentição saudável e funcional.

O que é Tunelizacao?

Formação de um canal artificial no interior de um tecido, especialmente num osso.

O que é bifurcação no dente?

É uma área que serve de transição entre o tronco e as próprias raízes dentárias. É coroada pelo teto ou fórnix, termos que designam a parte superior da bifurcação. Cone radicular. Marca a origem da raiz do dente.

O que é uma lesão Endoperiodontal?

Lesões endoperiodontais podem ser definidas como alterações patológicas que alcançam os tecidos pulpar e periodontal ao mesmo tempo. O termo endoperiodontal, entretanto, não diferencia por si só a origem da lesão, que pode ser gerada tanto na polpa quanto no periodonto.

Quais os elementos dentais possuem mais de uma raiz?

Incisivos inferiores: tem uma raiz e quase 45% tem dois canais. Caninos inferiores: 96% dos casos apresentaram um canal, o restante (4%) tinha dois canais. Primeiros pré-molares superiores: têm duas raízes e dois canais em mais de 95% dos casos. Segundos pré-molares: têm uma raiz e um canal em 50% dos casos.

Quantas raízes têm os molares superiores?

Raiz- o primeiro molar superior tem um bulbo radicular, que se divide em três raízes, nas posições mésio- vestibular, disto vestibular e lingual.

Quantas raízes têm os molares inferiores?

Nos primeiros molares inferiores, apesar de sua grande maioria apresentar-se com duas raízes , o número de canais radiculares pode variar do seguinte modo: a) dois canais na raiz mesial e um canal na raiz distal; b) dois canais na raiz mesial e dois canais na raiz distal; c)três canais na raiz mesial e um na raiz ...

Qual é o dente molar inferior?

O Primeiro molar inferior é um dente que está inserido na mandíbula localizado a frente do Segundo molar inferior e atrás do segundo pré-molar inferior de ambos lados da arcada havendo dois primeiros molares inferiores um esquerdo e um direito ou falando conforme padrão anatômico ele localiza-se mesialmente (em relação ...

Quantas horas demora para fazer um canal no dente?

O tempo de tratamento vai depender muito da característica do dente ou da técnica a ser empregada, pode ser uma sessão de média uma hora na técnica rotacional, até três sessões de trinta minutos usando técnica manual.

O que acontece se o canal do dente fica aberto?

O dente aberto fica mais fragilizado, podendo sofrer fraturas que podem levar à perda deste dente, e também é uma porta para entrada para bactérias, que penetram no conduto radicular, chegando a estrutura óssea de suporte deste dente.

O que fazer quando se tem um dente aberto?

"O sal funciona como agente para eliminar a infecção e o calor da água morna irá drenar os fluídos desta infecção, além de acalmar o tecido inflamado", explica o dentista. Chupar uma pedra de gelo ou fazer uma compressa de bolsa fria na bochecha também pode trazer um alívio de dor de dente.

Quando o tratamento de canal dá errado?

Quando algo dá errado No tratamento do canal da raiz do dente é preciso retirar a polpa que, uma vez danificada, infeccionada ou morta, precisa ser removida. Mas nem sempre dá certo, seja por complicações ou por erro do dentista. Essa é a hora que pode ser necessária uma cirurgia endodôntica.

O que fazer quando o dente que foi feito canal quebra?

Entre tantos casos não é incomum acontecer de após tratar o canal e fazer a restauração, o dente quebrar. Sem dúvidas, uma situação desagradável, mas que pode ser considerada normal e com solução, a melhor notícia deste post, sem dúvidas. Se isto acontecer, é importante procurar o seu dentista o mais rápido possível.