O Nado Costas caracteriza-se, como o nome sugere, pela posição do nadador de decúbito dorsal para o fundo da piscina e pela forma alternada, contínua e coordenada do movimento de braços e pernas. A prova de nado costas é a única que já começa com os atletas dentro d'água.
Primeiramente, o movimento de braços. Fique de costas na água com braços e pernas esticados e alinhados no eixo do corpo. Um braço por vez, faça meio giro dentro d'água em direção ao fim da piscina. Com o mesmo braço, dê outro meio giro fora d'água até voltar a posição inicial.
RESPIRAÇÃO DO NADO COSTAS O nado costas é realizado com a barriga para cima e com o rosto para fora da água, deixando as vias respiratórias livres. Contudo, respirar durante todo o deslocamento dificulta a aprendizagem e a coordenação de braços e pernas.
Coordenação: Nesse nado a respiração não traz grandes problemas. Na coordenação de braços e pernas, ao iniciar uma braçada com o braço direito, começa-se a bater com a perna esquerda de baixo para cima e vice-versa. Quando o braço termina a sua empurrada, o outro começa a propulsão, em um movimento contínuo sem parada.
O nado borboleta é considerado por muitos como o mais difícil de ser aprendido e também é conhecido popularmente como golfinho. Ele surgiu na década de 1930 em decorrência do nado peito. Na época alguns atletas passaram a deslocar os braços para fora da água na hora de respirar, algo que não existia nas regras da Fina.
Essa manobra conviveu com a técnica do nado peito por quase 20 anos até que, em 1948, um nadador húngaro a transformou no nado borboleta, reconhecido oficialmente pela Federação Internacional em 1953 como um estilo da natação.
No nado borboleta, o nadador eleva o queixo para frente no começo da braçada para respirar. Quando os braços estiverem na sua máxima extensão, a meio do movimento aéreo, os ombros e a cabeça são levantados da água. Nesse momento, o nadador tem uma boa oportunidade para respirar.
O nado borboleta pode ser dividido em três partes: a puxada, a empurrada e a recuperação.
5 dicas pra melhorar sua técnica de borboleta
1. Uma pernada propulsiva, chamada de pernada borboleta é usada para ajudar a mover o nadador ao longo da água. As pernas do nadador ficam juntas e se movem simultaneamente.
Nadar o tempo todo olhando pra frente causa mais atrito com a água e diminui a velocidade. Outra dica é melhorar a golfinhada, ou seja, o início do nado. Para isso o nadador precisa praticar, com exercícios voltados para essa parte submersa.
SW 7.
Nado costas, também conhecido como crawl costas, é provavelmente o mais fácil de todos os estilos competitivos de se ensinar e aprender, já que o nadador tem sua cabeça para fora da água, ao contrário do nado livre onde o rosto está na água e a coordenação de respiração e braços deve ser dominada.
Você precisa encontrar a profundidade correta, onde a curva da sua trajetória será mais “fechada”. É no meio termo entre a superfície e o fundo da piscina que sua ondulação será mais eficiente. Note que o ideal é ondular com mais ênfase para frente do que para cima.
Durante o movimento mantenha o queixo junto ao tórax, para evitar que que a água diminua a energia. No instante em que seu impulso acabar, dê uma pernada como no nado peito. Aproveite esse instante para também recuperar a braçada. Ao começar a pernada, aproxime as palmas das mãos do abdômen.
Oito maneiras de melhorar o seu desempenho na natação
Com os pulmões vazios, prenda a respiração e sem deixar o ar entrar faça força como se quisesse puxar o ar. Neste momento, você deve sentir uma pressão em sua barriga que será sugada para dentro das costelas. Assim que sua barriga entrar, relaxe deixando-a se soltar e logo em seguida puxe ela novamente para dentro.
A prática da dança corrige a postura, afina a cintura e tonifica a musculatura do abdômen. O que dá barriga é postura incorreta e má alimentação. Esse é um mito que surgiu pelo fato de a Dança do Ventre não exigir um biotipo físico para sua realização e valorizar a diversidade.
crawl
Embora muitas pessoas odeiem, o hanging crunch é um dos meus exercícios favoritos. Segure-se em uma barra e deixe seu corpo pendurado. Erga os joelhos até o peito e volte para a posição de perna esticada. Tente manter o corpo o mais estável possível — isso é fundamental quando se está fazendo esse exercício.
Flexione as pernas e mergulhe até o queixo. Continue mexendo as mãos e os braços. Inicie seus treinos dessa maneira até quando começar a aprender as braçadas e pernadas....Pratique os chutes.
Quer se tornar um atleta profissional? Veja esses 5 simples passos!
“Quanto mais hidrodinâmico e mais esticado você puder nadar, mais rápido você irá....Para nadar mais rápido e ser mais resistente
Começar aulas de natação é um passo crucial na vida de uma pessoa que quer entrar para o campo dos aprendizes. ... O tempo médio para se aprender a nadar pode variar de um mês a um ano.
Sim dá e é mais fácil do que você imagina aprender a nadar depois de adulto. A natação deve ser entendida como um esporte a parte, muito diferente do ciclismo e da corrida. Na natação o que importa é a técnica. Primeiro aprende-se a nadar depois pensa-se em aumentar a distância percorrida no treino.
Se você quer saber como nadar no fundo da piscina basta deixar o corpo em posição fetal, ou seja, fique com os joelhos na altura do peito e abrace-os. Essa posição fará com que você consiga mergulhar mais fundo e por mais tempo.