Uma das causas para o cachorro espirrando mais comuns é quando o pet precisa eliminar sujeiras, gramas, espinhos, pelos ou até um corpo estranho da cavidade nasal. O reflexo do espirro é uma maneira importante e efetiva que o cachorro tem de eliminar algo estranho que está na sua narina e, com certeza, o incomodando.
O que é importante notar em um cachorro com tosse é a frequência, o aspecto da tosse – se seca ou produtiva (com sangue, pus ou catarro). Também vale conferir outros sintomas, como febre, cansaço, falta de ar e inchaço nas vias respiratórias.
Em linhas gerais, o espirro é uma reação involuntária do organismo à presença de partículas que causam irritação nas vias aéreas. Ou seja, através de um jato de ar, o objetivo é expulsar o que quer que esteja obstruindo ou causando irritação. É isso o que está por trás de um cachorro espirrando!
Alguns cães desenvolvem distúrbios hormonais e doenças autoimunes. Estas condições podem ocasionar hiperatividade, estresse e ansiedade. Como consequência, sua fêmea pode começar a lamber a vulva.
Talvez o animal sofra de comportamento ansioso e obsessivo, mas isso pode ser revertido com algumas mudanças na rotina. Além disso, se o cachorro lambe insistentemente alguma parte do corpo, é possível que ele esteja tentando aliviar o desconforto de alguma ferida ou machucado.