O tempo de enchimento capilar foi calculado através da pressão sobre o indicador direito do paciente por 15 segundos e então cronometrado o tempo de retorno à cor inicial.
O fluxo sanguíneo normal mantém as extremidades aquecidas e com coloração rósea. Para avaliação da perfusão devem ser realizados os seguintes testes, conforme segue: - Teste de Buerger: observar a mudança de coloração das extremidades com a mudança de posicionamento do membro.
Perfusão é a passagem de líquido através do sistema circulatório ou linfático para um órgão ou tecido. É medida pela razão com a qual o sangue é entregue ao órgão ou tecido.
A hipoperfusão tecidual contribui para o desenvolvimento de disfunção celular, a qual pode progredir para disfunção de múltiplos órgãos e óbito. O objetivo principal da terapêutica nos estados de choque é o restabelecimento da DO2 aos tecidos, para adequar a demanda de oxigênio tecidual.
O modo mais prático de analisarmos a oxigenação tecidual é avaliando-se o consumo de oxigênio através da monitorização seqüencial do débito cardíaco e da saturação venosa de oxigênio com tecnologias independentes.
Quando há inadequada oxigenação tecidual, e os níveis de oxigênio são tão baixos que a respiração mitocondrial não pode se manter, chamamos esta condição de disóxia.
O choque circulatório é uma condição clínica que se caracteriza pela má perfusão do sangue, ou seja, quando o sistema cardiovascular é incapaz de manter o suprimento de sangue necessário à oxigenação dos tecidos, o que pode resultar em hipóxia celular.