A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá um salto histórico ao reconhecer a Educação Infantil como etapa essencial e estabelecer seis direitos de aprendizagem para bebês e crianças de 0 a 5 anos. ... Jogos, por exemplo, são importantes para que as crianças convivam em uma situação em que precisam respeitar regras.
Para Stuart Hall (2011), identidade significa “o ponto de encontro, o ponto de sutura, entre os discursos e práticas que tentam nos interpelar, nos falar ou nos convocar para que assumamos nossos lugares como os sujeitos sociais de discursos particulares e os processos que produzem subjetividades, que constroem como ...
A construção da identidade e autonomia refere-se ao progressivo conhecimento que as crianças vão adquirindo de si mesmas, a auto-imagem que através deste conhecimento se vai configurando e à capacidade para utilizar recursos pessoais de que disponha a cada momento.
Um aluno com autonomia é um indivíduo proativo, capaz de facilmente encontrar soluções para os problemas que ele possa enfrentar, dentro e fora do ambiente escolar. O aluno autônomo participa ativamente de aulas e tem diálogos com professores e colegas.