Como medir a gordura corporal usando o adipômetro
O adipômetro é um equipamento usado para a mensuração de composição corporal, mais especificamente, do percentual de gordura. Porém, há no mercado, diferentes tipos de adipômetros, com valores e funções que variam bastante. ... Como calcular a taxa de gordura no corpo.
Quanto aos procedimentos para as medidas de espessura de dobras cutâneas, elas devem sempre ser realizadas no hemicorpo direito do avaliado, utilizando o dedo indicador e o polegar da mão esquerda para diferenciar o tecido celular subcutâneo do tecido muscular.
Nos adipômetros científicos convencionais a leitura das medidas ocorre através de dois ponteiros, sendo geralmente um ponteiro menor que indica as dezenas e um ponteiro maior que indica as unidades, como a leitura da dobra deve ser realizada dentro de 2 ou 3 segundos, a leitura do resultado através de dois ponteiros ...
Mas qual a diferença entre um adipômetro cientifico e clinico? De uma forma geral a diferença está na resolução da medida. Isto é, o adipômetro clínico oferece uma resolução de medida em milímetros. Por sua vez, o adipômetro cientifico oferece uma resolução de medida em décimo de milímetros.
Também conhecido pelo nome de Plicômetro, encontramos modelos de Adipômetros Clínicos e Adipômetros Científicos, a principal diferença é a resolução de leitura do resultado, sendo que o Adipômetro Clínico fornece os resultados em milímetros e o Adipômetro Científico em décimos de milímetros.
Bem, de qualquer maneira não existe melhor e nem pior. Ambos os métodos são bons, desde que usados da maneira correta e que tenham capacidade de reprodução de resultados confiáveis.
Melhores modelos de adipômetro: Nossas recomendações
É um exame que mede toda a estrutura corporal. Durante a avaliação, o profissional verifica a quantidade de massa magra, gordura e água na composição do organismo. A bioimpedância serve para fornecer dados precisos para a montagem do IMC (Índice de Massa Corporal) do indivíduo.
A Bioimpedância é um exame de relevância na avaliação do percentual de gordura, massa magra e líquidos no organismo. Tanto o médico nutrólogo, endocrinologista e nutricionista, estão habilitados na avaliação do resultado da Bioimpedância.
A realização da bioimpedância junto ao acompanhamento nutricional facilita o cálculo de calorias do cardápio elaborado e leva a uma melhor avaliação dos resultados obtidos, considerando não só a perda ou ganho de peso, mas também a composição corporal como um todo.
Acima de 30% é considerado um valor muito bom. Quanto mais massa muscular, mais saudável o organismo está, e mais fácil é manter esse peso estável. Em homens adultos saudáveis o percentual de gordura adequado é entre 15 e 19%, e o de massa magra deve ser acima de 33%.
O cálculo do Índice de Massa Corporal é feito através da relação entre o peso e a altura. Ele varia de acordo com o sexo e a idade da pessoa que está sendo analisada. A fórmula utilizada para o cálculo é: IMC = Peso ÷ Altura x Altura, e a sua unidade de medida é kg/m².
Para perder gordura e ganhar massa muscular ao mesmo tempo, é preciso praticar atividade física diariamente e ter uma dieta equilibrada, com aumento na quantidade de proteínas e gorduras boas.