Resposta. A Escola Reflexiva surge da necessidade de se atribuir um papel social para a escola que se torna um lugar de vivência, transmissora de conhecimentos e formadora de cidadãos. ... Aqui a escola é um ambiente de prática de cidadania além de emancipar seu aluno transformando-o em “senhor de seu destino”.
Professor é aquele que compartilha conhecimento do que viveu ou estudou para outros, tendo como base o que lhe foi ensinado e experimentado. Já o pesquisador é aquele que pesquisa, que busca novos conhecimentos, que refuta teses e teorias e vai ao encontro que novas respostas, que por sua vez, geram mais perguntas.
Uma pessoa capaz de utilizar mecanismos satisfatórios de coleta de dados. Com uma visão menos rígida, um professor-pesquisador deve: Apresentar uma experiência prática sobre os mecanismos de ensino e aprendizagem. Ter consciência sobre problemas recorrentes em sala de aula.
R$ 5.
Atuar na sala de aula exige do professor uma postura respeitosa, contudo é desnecessário mostrar autoritarismo, está na hora de desmontar a aparência “severa” e formal; e concentrar-se na preocupação de manter a organização da classe e fazê-los deter o máximo de conhecimento possível.
Saber interpretar, como se comportar, proceder, lidar, quando e como fazer algo, são algumas das consideradas características de competências que um professor deve ter. O diferencial nas competências de um profissional docente está na aprendizagem (individual, grupal e referente ao ambiente em que atua).
O professor do futuro: 10 competências desse profissional
Uma boa combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes geram um professor competente para a complexa arte de educar. Assim, as formações docentes precisam ir além dos aspectos intelectuais, e desenvolver o educador de uma forma integral, considerando outras inteligências, como a emocional.
Professor ou docente é uma pessoa que ensina ciência, arte, técnica ou outros conhecimentos. ... Para o exercício dessa profissão, requer-se qualificações académicas e pedagógicas, para que consiga transmitir/ensinar a matéria de estudo da melhor forma possível ao aluno.
Existem quatro elementos fundamentais para o ato de ensinar: o processo, a matéria, o aluno e o professor, sendo esse último o fator decisivo na aprendizagem, levando em conta a influência que exerce sobre a classe para ministrar as aulas.
A metodologia tradicional de ensino parte do princípio em que o professor é o narrador dos fatos e os alunos, os ouvintes. Dentro do espaço da sala de aula, o educador prepara o conteúdo previamente e o transmite aos estudantes, que têm a função de assimilar e memorizar o que foi ensinado.
Segundo os PCNs, as aulas de Arte devem contemplar atividades de quatro linguagens: dança, artes visuais, teatro e música. ... "Assim como na prática artística há um pensar fazendo e um fazer pensando, quando ensinamos, a ação mobiliza para a reflexão e a reflexão transforma a ação."
Fazer uma licenciatura Um professor de artes também precisa ter conhecimentos ligados à educação. É no curso que você vai estudar didática, teorias da aprendizagem, metodologias ativas, políticas educacionais, gestão escolar, entre outros assuntos fundamentais para a profissão.
R$ 2.
Ou seja, tanto um pedagogo quanto um professor formado no magistério de nível médio estão autorizados a dar aulas de Arte e Educação Física para os seus alunos. Contudo, esses profissionais não podem atuar com turmas do 6º ano em diante nem no Ensino Médio.
Para ser professor no Ensino Fundamental I e primeiros anos do Fundamental II é necessário cursar a Pedagogia, enquanto para atuar nos últimos anos do Ensino Fundamental II e no Ensino Médio é necessário o curso de Licenciatura (no caso, Licenciatura em Química) feito tanto em universidades públicas, particulares, ...
Um profissional formado na Licenciatura em Matemática (ou um bacharel na área) pode lecionar também em cursinhos preparatórios (a chamada educação não formal) para Enem e concursos públicos ou, ainda, atuar como empreendedor autônomo, dando aulas de reforço e acompanhamento escolar.
Para dar aula no ensino regular – fundamental ou médio, é preciso ser portador do diploma de licenciatura em música, ou licenciatura em educação artística com habilitação em música. Ou mesmo Licenciatura em educação musical.
Um educador atuante em instituições de ensino regular, no campo da musicalização, possui licenciatura em música/educação musical ou em pedagogia, com especialidade em educação musical atendendo critérios da secretária da educação para pública ou privada de ensino.
Para lecionar no ensino médio e técnico, basta ter graduação, ou seja, bacharelado, licenciatura ou tecnólogo. Para lecionar na graduação, precisa, além da própria graduação, o título de pós-graduação, MBA ou mestrado e doutorado, dependendo da universidade, e se ela é pública ou particular.