As gaiolas devem ser colocadas numa profundidade mínima de 2 metros e devem ser dispostas em fileiras, distantes de 2 a 4 metros umas das outras. Devem ainda ser instaladas em locais protegidos de ventos e onde as correntes tenham velocidade moderada.
São necessárias obras de terraplanagem, tubulação e licença ambiental. Uma alternativa são os tanques-redes, que podem ser colocados em lagos, açudes e rios. Alimentação - Onívoros, eles comem de tudo. Gostam de alimentos naturais presentes no meio aquático, mas aceitam ração, o que acelera o crescimento.
tilápia do Nilo
Eles deverão ser construídos em terreno plano, de forma que fiquem próximos uns dos outros, para facilitar o manejo dos peixes e o abastecimento de água. O fundo deve ser bem nivelado no sentido transversal e deve ter um desnível de 20 a 30 cm no sentido do comprimento.
A criação conjunta de tilápia, surubim e pacu tem como principal vantagem o aproveitamento quase que total dos alimentos fornecidos aos peixes, evitando, dessa forma, o acúmulo de sobras, o que permite manter a taxa de oxigênio da água em níveis mais elevados.
A caixa de manejo deve ser calculada para manter de 50 a 150 kg de peixe por metro cúbico, e possuir uma profundidade entre 60 e 80 cm.
Dentre eles estão os Bettas, Trigocaster, Colisa, Paraíso e Beijador. Sendo assim, estes peixes não precisam de uma grande quantidade de oxigênio injetada na água.
Conheça espécies de peixes que podem conviver juntas
Em aquários pequenos, devemos dar preferência a peixes como pequenos tretas (neon, mato grosso, foguinho…), bettas, limpa-vidro, paulistinha, lebiste(guppy) e outras espécies de tamanho reduzido. Isso é necessário porque quanto maior o peixe, maior espaço livre ele precisa para se deslocar.
Veja os peixes mais procurados para aquário
Os tetras e ciclídeos anões são ótimos exemplos de peixes que combinam bem com discos.
O peixe pode ser criado em qualquer região brasileira e, como é onívoro, come de tudo. Bastam um aquário (ou uma caixa d'água em desuso), água disponível de ótima qualidade e alguns cuidados no manejo para que o acará tenha bom desenvolvimento e a atividade apresente bons resultados.
Opiniões? Muitos ciclídeos têm capacidade de "mudar de cor", utilizando-se de células chamadas cromatóforos. Eles assumem diferentes padrões de cor, dependendo da situação (briga, dormência, acasalamento, ameaça, etc.)
Em seu tamanho adulto cada disco irá necessitar em media 50 litros de água para ficar bem, isso não é uma regra, tudo irá depender do seu esquema de filtragem (veja filtragem), mas use esse calculo como referencia. O ideal é você começar com o maior aquário que você poder.
O Acará Disco não pode sofrer mudanças bruscas na água. Precisa escolher cuidadosamente as outras espécies de peixes a serem colocados juntos no mesmo aquário. Ideal manter pelo menos 5 peixes juntos (200 litros d'agua), contudo é possível o convívio de menos peixes e até mesmo de apenas um no aquário.
Ração. A forma mais fácil de alimentar seu acara disco é comprando rações comerciais, de alta qualidade, feitas especialmente para discos, em flocos ou em pellets. Essas rações são balanceadas para atender as necessidades alimentares dos discos.
A decoração deve ser simples e similar à encontrada na natureza, com galhos e plantas. O acará disco gosta de nadar entre as plantas em busca de penumbras. Então use plantas altas de folhas largas e prefira uma iluminação mais fraca. Aquários do tipo biótopo também são uma boa opção para os acarás-discus.
O acará-bandeira pode ser criado em aquários, caixas d'água ou viveiros - tanques escavados no chão. CUIDADOS: O local de criação deve ser limpo. Em aquários e caixas d'água, é preciso retirar frequentemente as sujeiras acumuladas e trocar a água.
A densidade populacional deve respeitar sempre a regra de 1 cm de peixe para cada 2 L de água. Como base nestes preceitos a quantidade de peixes que o seu aquário suporta pode ser facilmente calculada. Outro cuidado importante é com relação à quantidade de alimento fornecida aos peixes.
Expectativa de vida: Cerca de 7 a 10 anos. Alimentação: Onívoro, come de tudo, é importante acrescentar alimento vivo à sua dieta pelo menos uma vez por semana, podem ser daphnias, artêmias, enquitréias, etc.
10 peixes compatíveis com o Acará Bandeira
Ovos eclodem em 2 dias e, cerca de 5 dias depois, os alevinos já podem vir a receber alimento, como náuplios de artêmia, uma vez que já estarão nadando. Estes pequenos seres também estarão sobre proteção atenta dos pais, a qual pode ser mantida por até 2 meses – criadores costumam removê-los no primeiro mês.
Em um acará-bandeira macho, ele será pontudo e estreito, podendo se parecer com a ponta de um lápis afiado. Em uma fêmea, o tubo será mais arredondado e terá um formato cilíndrico.
As fêmeas têm período de gestação de aproximadamente 25 dias, podendo dar origem a cem filhotes a cada quatro semanas. Além disso, estas são capazes de armazenar os espermatozóides por aproximadamente oito meses, podendo ter mais de três gestações seguidas sem ajuda direta do macho.
Betta splendens: 10 – 40