Ciências da Natureza e Suas Tecnologias abrange os conteúdos de Química, Física e Biologia. Já Ciências Humanas e Suas Tecnologias, que abrange os conteúdos de Geografia, História, Filosofia, Sociologia e Conhecimentos Gerais.
Ele é composto por um conjunto de quatro provas objetivas (Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática), com 45 questões de múltipla escolha cada, e uma redação no estilo dissertativo-argumentativo. O Enem é aplicado em dois dias de prova: 1º dia: Redação, Linguagens e Ciências Humanas.
O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), deste ano de 2021 pode acontecer entre os meses de novembro e dezembro deste ano.
O planejamento do exame desse ano está sendo feito levando em consideração que ainda estamos vivendo tempos de pandemia. No entanto, Lopes afirma que essa previsão de data não deve ser alterada. O objetivo do Inep é fazer com que até 2026 o Exame Nacional do Ensino Médio seja todo digital.
Como é a prova?
Cada uma das competências avaliadas vale 200 pontos e o candidato que conseguir demonstrar todas elas de maneira satisfatória tem chance de conseguir a nota máxima na redação do Enem: 1.
25 questões
Para quem quer Medicina, é fundamental focar nas 45 questões da área de naturais, formada por Biologia, Química e Física. Além disso, dar atenção para a redação é fundamental, visando médias entre 900 e 1000 pontos.
Não existe um número exato de acertos que garantem 700 pontos no Enem. Isso acontece devido ao método usado para corrigir as provas, a Teoria de Resposta ao Item (TRI), uma modelagem estatística que considera dois fatores para gerar uma pontuação final: o grau da dificuldade da questão (fácil, médio e difícil)
No entanto, ao conferir o gabarito, você fica na dúvida se pode prosseguir ou se deve estudar mais o tema. Nesse caso, qual é o percentual de acertos em questões ideal para que seja possível prosseguir na disciplina? Eu diria que no mínimo, você deve acertar 2/3 das questões – pelo menos 66%, 70% do total.