Antes de a metamorfose ocorrer, Gregor era parasitado pela família; após a metamorfose acontecer, a família é parasitada por ele. Antes Gregor fornecia, depois passou apenas a consumir. Antes Gregor servia como sustentáculo da família, depois só viveu de ser sustentado por ela.
O tempo da narrativa é cronológico, ou seja, os fatos estão dispostos em ordem de acontecimento. Grande parte da história se passa no quarto de Gregor, afinal, é lá que ele passa a maior parte de seu tempo depois de transformado. ... O narrador e o próprio Gregor tomam a metamorfose como algo quase insignificante.
1912
Gregor falece devido a uma infecção causada pela maçã atirada pelo pai. Morre em consequência de uma maça, atirada pelo pai, penetrar em suas costas. também por sua situação, não mais como ser humano mas por ser um inseto nojento e asqueroso.
No livro, o personagem Gregor Samsa trabalha como caixeiro-viajante para quitar a dívida do pai com o chefe. Após pesadelos, acorda transformado em um inseto gigante de dorso duro e inúmeras patas. A mudança o impede de ir trabalhar e agita a monotonia da família, formada pelos pais velhos e pela jovem irmã.
Resposta. Resposta: Oioi! O grande envolvimento com a obra poderia fazer leitores – assim como eu – acreditar (ou dar o benefício da dúvida) de que um certo elemento e ou acontecimento poderia aconter na "vida real".
4) O inseto no qual Gregor se transformou e sua vida relacionam-se com a barata, pois ele sentia-se desprezado e pisado como uma barata.
Franz Kafka
Escrito por Franz Kafka, “A Metamorfose” é um livro que foi publicado no ano de 1915, porem com uma escrita bastante facilitada para o leitor atual, dividido em apenas três capítulos que contam a trajetória de Gregório, personagem principal, desde a descoberta da metamorfose ate a sua morte.
“Quando certa manhã, Gregor Samsa acordou de sonhos intranquilos, encontrou-se em sua cama metamorfoseado num inseto monstruoso”.
TEXTO: Tem Uma Barata No Meu Quarto 1-A narrativa se desenvolve a partir de dois planos, a medida que o narrador expõe a reflexão de Gregor Samsa sobre a situação. Um dos planos é o ambiente em que a personagem se encontra fisicamente as transformações de seu corpo e o modo como ele se sente .
A barata voadora apresenta morfologia comum às demais baratas, com corpo oval e achatado dorsoventralmente e mede entre 30 e 55 mm de comprimento, apresentando-se em tonalidades marrom avermelhadas, exceto por uma faixa submarginal marrom-amarelada ao redor da borda de seu escudo pronotal.
É apenas um beetle (besouro) grande.
Os elementos da narrativa são o enredo, os personagens, o espaço, o tempo e o principal o narrador. O enredo diz respeito a trama, o encadeamento dos fatos, é o esqueleto da narrativa, o desenrolar dos acontecimentos.
Esse tipo de foco narrativo apresenta um texto narrado em 3ª pessoa (ele, eles). É determinado por um narrador que conhece a história e por isso, recebe o nome de “observador”.