Definição de Organizações Se caracterizam pela existência de objetivos, planejamento, divisão do trabalho e estrutura hierarquizada. São projetadas como sistemas de atividades e autoridade, deliberadamente estruturados e coordenados, atuam de maneira interativa com o meio ambiente que as cerca.
Sobre as características das organizações formais que são a divisão do trabalho, especialização, hierarquia, distribuição da autoridade e da responsabilidade e racionalismo, veja o vídeo abaixo que eu explico melhor.
As características do Renascimento marcaram o movimento renascentista na Itália, no início do século XV. As principais características foram o humanismo, o antropocentrismo, o individualismo, o universalismo, o racionalismo, o cientificismo e a valorização da Antiguidade Clássica.
A organização informal é constituída por interações relações espontâneas, cuja duração e natureza transcendem as interações e relações formais. Enquanto a organização formal está circunscrita ao local físico e ao horário de trabalho da empresa, a organização informal escapa a essas limitações.
ESTRUTURA FORMAL: Deliberadamente planejada e formalmente representada, em alguns aspectos pelo seu organograma. Ênfase a posições em termos de autoridades e responsabilidades. ... ESTRUTURA INFORMAL: Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolvem espontaneamente quando as pessoas se reúnem.
Quase todas as pequenas empresas brasileiras são informais, diz IBGE. ... Pela metodologia da pesquisa do IBGE, empresa informal é aquela que não tem um sistema de contas claramente separado das contas da família e emprega de uma até cinco pessoas, incluindo empregados e pequenos empregadores.
Estrutura informal é a rede de relações sociais e pessoais que não é estabelecida ou requerida pela estrutura formal. Surge da interação social das pessoas, o que significa que se desenvolve espontaneamente quando as pessoas se reúnem. Portanto, apresenta relações que não aparecem no organograma.
Enquanto a Organização Formal é pautada pela lógica e racionalidade, a Organização Informal é pautada pela espontaneidade. Ela está ligada a questões de ordem social, ideias e costumes, que os membros da empresa levam consigo e compartilham no ambiente de trabalho.
Já a Estrutura Informal é aquela cujos laços entre os integrantes são de afinidade, amizade e proximidade. Nesse tipo de estrutura, um auxiliar pode “pular” a hierarquia e se entender diretamente com diretor da empresa, desde que tenha intimidade suficiente.
Dos componentes organizacionais: Capital, Pessoas, Tecnologia e Processos, precisamos entender que as pessoas são os mais importantes e assim estamos começando a compreender como uma organização funciona e onde ela pode chegar.
A estrutura organizacional de uma empresa inclui sua departamentalização, ou seja, a divisão por setores, mas também as relações hierárquicas entre eles. O conceito de estrutura organizacional não é, portanto, sinônimo nem de departamentalização nem de hierarquia isoladamente, mas sim uma combinação entre elas.
Ela é composta por diferentes elementos, os quais juntos compõem o contexto da organização. Para constituir o ambiente de uma organização, é necessário integrar elementos como estrutura física, tecnologias, capacidades produtivas, colaboradores, hábitos e conhecimento.
AMBIENTE GERAL ou MACROAMBIENTE Ambiente cultural => representam a parte do ambiente geral que contém os elementos relacionados com os valores culturais que prevalecem na sociedade. Ambiente Legal / Político => são as políticas do governo americano que impõem limitações estratégicas e provêem oportunidades.
O ambiente geral se divide em: O componente econômico do ambiente geral indica como os recursos são distribuídos e usados dentro do ambiente. O componente social do ambiente geral descreve as características da sociedade na qual a organização existe.
No ambiente externo, estão inseridos os fatores sobre os quais a corporação não possui controle, como clima, crises econômicas, taxa de juros, políticas ambientais, eleições, mudanças de câmbio ou de legislação, entre outros.
As variáveis ambientais externas podem ser: quanto aos clientes; quanto à definição e às peculiaridades do mercado; quanto aos aspectos básicos da indústria ou setor no qual a empresa está inserida; quanto aos concorrentes; quanto aos fornecedores (REBOUÇAS, 2009).
Os valores são tão importantes que sua percepção por partes dos membros impactam diretamente a rotina organizacional e o comprometimento existente entre empresa e funcionário (TAMAYO; MENDES; PAZ, 2000). Por isso, eles devem ser analisados e trabalhados cuidadosamente.
Os fatores externos imediatos da organização e que contribuem diretamente para a consecução dos seus objetivos são denominados de elementos de ação direta. Podem ser relacionados em clientes, fornecedores, concorrentes e grupos regulamentadores.
O ambiente influencia as atitudes das pessoas, afeta condições de trabalho e promove competições por recursos e poder. As organizações fazem parte de um universo maior, assim pode-se afirmar que qualquer interferência nesse ambiente maior poderá afetar a organização e vice- versa, mesmo que de maneira pouco impactante.
A organização deve compreender as forças que influenciam o ambiente e ser capaz de formular estratégias para se posicionar e enfrentar as mudanças ambientais. ... Assim, as forças do ambiente podem reduzir o desempenho da organização (BARNEY; HESTERLY, 2007), ou seja, ambiente pode determina o desempenho da organização.
Ambientes de marketing são todos os fatores externos (de mercado) ou internos (da empresa) que influenciam nos negócios. Esses ambientes, relacionados ao micro e o macroambiente, devem ser estudados, para que a melhor comunicação possível seja criada para atrair o público-alvo.