A máquina de Hauksbee consistia em bulbo de vidro com vácuo em seu interior no qual era rotacionada por uma manivela com uma das mãos. Devido ao atrito, quando a outra mão tocava a esfera ocorriam inúmeras e pequenas faíscas visualizadas em ambientes escuros.
Ele nunca percebeu que, involuntariamente, iniciou uma revolução elétrica. Antes de Hauksbee, a eletricidade era uma mera curiosidade. sua invenção coincidiu com o surgimento de um novo movimento que se disseminava pela Europa, chamado Iluminismo.
Francis Hauksbee descobriu que, se ele colocasse uma pequena quantidade de mercúrio no copo de sua versão modificada do gerador de Otto von Guericke, evacuou o ar dele para criar um vácuo suave e esfregou a bola para aumentar a carga, um brilho era visível se ele colocasse a mão no lado de fora da bola.
Otto von Bismarck, o chanceler de ferro, foi o estadista mais importante da Alemanha do século 19. Coube a ele lançar as bases do Segundo Império, ou 2º Reich (1871-1918), que levou os países germânicos a conhecer pela primeira vez na sua história a existência de um Estado nacional único.
DU FAY descobrira que os corpos carregados com a mesma espécie de 'eletricidade' repelem-se mutuamente, e os carregados com espécies opostas se atraem. ... Du fay foi um homem que avançou na descoberta da eletricidade .
Para concluir esta primeira parte, é importante que você procure fixar uma regra (REGRA DE DU FAY) que diz o seguinte: “CARGAS ELÉTRICAS DE MESMO SINAL REPELEM-SE E DE SINAIS OPOSTOS ATRAEM-SE”.
Comprovou a existência de dois tipos de força elétrica: uma de atração, já conhecida, e outra de repulsão. Para ele estava definido que a eletricidade tinha a propriedade de atrair corpos leves. ... O norte-americano criou o conceito de carga elétrica e atribuiu os sinais positivo e negativo para distinguir os dois tipos.
Sentido Real: ocorre nos condutores sólidos, é o movimento dos elétrons e acontece do polo negativo para o polo positivo. Sentido convencional: é o sentido da corrente elétrica que corresponde ao sentido do campo elétrico no interior do condutor, que vai do polo positivo para o negativo.