A literatura renascentista é caracterizada pela adoção de uma filosofia humanista e pela recuperação da literatura clássica da Antigüidade, e se beneficiou da disseminação da impressão na última parte do século XV.
O Renascimento marcou também o surgimento dos cirurgiões, repelidos pelos médicos de então. A reação, no entanto, não impediu o avanço das primeiras técnicas cirúrgicas, que incluíam transplante de tecidos e cistotomia com técnica de incisão perineal e cateterismo.
HISTORIA DA ANATOMIA. O conhecimento anatômico do corpo humano data de quinhentos anos antes de Cristo no sul da Itália com Alcméon de Crotona, que realizou dissecações em animais. ... O conhecimento anatômico sobre o corpo humano continuou no mundo helenístico, porém só se conhecia através das dissecações em animais.
O estudo dos dados anatômicos é fundamental para possibilitar ao enfermeiro o reconhecimento dos órgãos do corpo humano, assim como a morfologia, localização, função e organização desses órgãos em sistemas. Esse conhecimento é indispensável à atuação profissional.
Enquanto a anatomia preocupa-se com as estruturas do corpo, a fisiologia faz o papel de explicar o funcionamento dessas estruturas. Essas áreas, porém, estão interligadas, pois conhecer uma estrutura e sua função é fundamental para compreender o funcionamento do corpo de um ser vivo.