Sua realização é simples, feita por uma amostra de sangue. O preparo prévio do paciente varia de acordo com o laboratório, alguns solicitam jejum de 8 horas. Caso o paciente esteja usando algum medicamento que atua diretamente na tireóide, seu uso deve ser relatado no momento do atendimento no laboratório.
Nesse caso é normal o TSH estar baixo, e o T4 alto, mas se o T4 ainda estiver entre 01 e 04 μUI/mL, isso pode indicar hipertireoidismo subclínico. TSH baixo e T4 baixo, pode indicar anorexia nervosa, por exemplo, mas em todo caso o diagnóstico é dado pelo médico que solicitou o exame.
Se for observado TSH baixo, a dose do hormônio deve ser reduzida. O mesmo deve ser feito em pacientes com câncer de tireoide de baixo risco sem evidência de doença.
Você tem hipotireoidismo quando tem TSH elevado e níveis baixos de T4 em seu sangue. No hipotireoidismo inicial ou na forma leve, o TSH estará alto mas o T4 pode estar normal. Neste caso, o seu médico vai avaliar os níveis de TSH para fazer o diagnóstico.
Marcello Bronstein – Nos casos de hipertireoidismo, o TSH está suprimido porque o excesso de hormônios de tireoide inibe o funcionamento da hipófise. Os sintomas são opostos aos do hipotireodismo. Há uma hiperativação do organismo.
Bons alimentos para tireoide