É calculada pela seguinte fórmula: DBO5 = F (T0-T5)-(F-1)(D0-D5).
Carga orgânica Quantidade de matéria orgânica expressa em massa por unidade de tempo (Kg DBO/dia ou Kg DQO/dia),transportada ou lançada num corpo receptor, ou sistema de tratamento de águas residuárias, calculada através da vazão média diária do efluente.
O saneamento básico é um conjunto de serviços compreendidos como: distribuição de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem urbana e coleta de resíduos sólidos. Os serviços de saneamento impactam diretamente na saúde, qualidade de vida e no desenvolvimento da sociedade como um todo.
Dentro do imóvel, a água, após ser utilizada, passa pelos encanamentos internos e cai em caixas de concreto e/ou inspeção. Depois, seguem até as ruas onde encontram as redes coletoras.
O sistema de esgotamento sanitário (SES) pode ser definido com um conjunto de instalações e obras e serviços para que a coleta, o transporte, o tratamento e a disposição final do esgoto possam ser proporcionados de forma adequada à comunidade.
A coleta e o tratamento de esgoto fazem parte dos serviços de saneamento. A finalidade da coleta é levar o esgoto para longe das residências. enquanto a do tratamento é diminuir a carga poluidora para que ele retorne à natureza sem causar prejuízos ao meio ambiente.
As redes de esgoto Esse sistema é uma medida de saneamento básico que tem por objetivo eliminar materiais grosseiros, como areia e lixo, a matéria orgânica excessiva e outros poluentes do esgoto antes que ele retorne ao meio ambiente, contribuindo, assim, para a preservação dos mananciais.
Interceptor é a canalização cuja função precípua é receber e transportar o esgoto sanitário coletado, caracterizada pela defasagem das contribuições, da qual resulta o amortecimento das vazões máximas.
Tratamento de esgoto: conheça quais são as etapas