A fermentação malolática é feita por bactérias do bem com a liberação de dióxido de carbono. Neste processo, o ácido málico (pense na acidez pungente de uma maçã verde) converte-se em ácido lático (imagine o leite), suavizando a acidez, gerando uma sensação amanteigada na boca e aumentando a complexidade dos vinhos.
21 dias
O Vinho Jovem: A fermentação se interrompe quando as leveduras tiverem convertido todo o açúcar em álcool. Às vezes, o teor em açúcares é tão elevado que o álcool atinge um grau que inibe a ação das leveduras: isso dá um vinho potente, mas doce, contendo ainda açúcares residuais (não fermentados).
A maturação é uma etapa importante na elaboração de um vinho. Sua função é fazer com que haja o equilíbrio entre os aromas e sabores, ou seja, dar início à evolução da bebida, para que atinja sua expressão máxima com o envelhecimento em garrafa.
O processo de amadurecimento permite que haja um equilíbrio maior de aromas e sabores do vinho, fazendo com que perca a sensação de adstringência ao paladar, formando o bouquet e tornando o vinho mais complexo e rico em aromas e sabores.
Afinal, como as barricas influenciam na qualidade do vinho? Quando maturados em barricas, diversos compostos e propriedades presentes na madeira são transferidas ao vinho. Assim, características como aromas, texturas e estrutura do líquido são modificadas ao longo do processo nesse tipo de recipiente.
Para poder envelhecer, um vinho precisa ter estrutura robusta. O que significa isso? Significa basicamente que o vinho deve ter uma boa base de taninos, ou acidez, ou álcool, ou açúcar residual. Ou uma combinação de alguns desses fatores mais a base de uva de boa qualidade.
Os vinhos devem sempre ser armazenados em um ambiente com temperatura fresca. O ideal é que o local de armazenamento tenha entre 12 e 14ºC. Mas, se a temperatura do local for um pouco mais alta que isso, e seus vinhos forem para consumo imediato (dias, semanas ou poucos meses), não tem nenhum problema.
Vinhos fortificados e maduros Os tintos de qualidade chegam entre 10 e 15 anos, e os brancos podem chegar a 6 anos. Já os vinhos de guarda, de safras especiais, podem ultrapassar os 50 anos de para maturação.
Características de um bom vinho são percebidas ao saboreá-lo O vinho expressa as características da região em que foi feito. Por isso, vinhos de uma mesma região podem ter características em comum; ... Vinhos de qualidade inferior costumam deixar um amargor residual na boca e, em algumas pessoas, causar dores de cabeça.
Para começar, segura-se a taça por sua haste ou sua base, nunca por seu corpo, para não esquentar a bebida e não deixar marcas de dedo no vidro, prejudicando a apreciação visual do líquido. Observa-se o vinho com a taça inclinada e contra um fundo branco, para avaliar sua cor e seus reflexos.
Então, quanto mais funda a concavidade, mais alta a garrafa deve ser para comportar a quantidade exata da bebida (ml) descrita em seu rótulo.
Já nos casos dos vinhos defeituosos, o sabor fica terrível e você deve trocar a garrafa. Pode dizer que o vinho está com cheiro de Brett, ou se quiser ser mais específico, esterco. ... O cheiro de enxofre ocorre pela adição de SO2, ou dióxido de enxofre, no vinho.
O básico é saber que quanto maior o teor alcoólico do vinho, mais encorpado ele será, ou seja, mais forte será seu sabor. Já os vinhos com uma porcentagem de álcool mais baixa são mais leves e menos encorpados.
6 segredos para escolher um vinho para dar de presente no Natal
Escolha os vinhos que estão para trás nas prateleiras dos supermercados, pois estão menos expostos à luz. 5. Em geral, escolha vinhos de safras recentes para os vinhos brancos e rosés, do contrário o vinho pode não ter mais as notas refrescantes desejadas.
Os 10 melhores vinhos de supermercado
Melhores vinhos de 2019: inspirações para a sua primeira adega
Os vinhos suaves são mais adocicados e costumam agradar aos iniciantes no mundo dos vinhos. Em geral, eles são produzidos a partir de uvas de mesa como Concord, Herbermont e Niágara. Alguns produtores, no entanto, trabalham com uvas mais nobres, uvas viníferas, como Cabernet Sauvignon, Pinot Noir, Merlot e Chardonnay.
Os 5 Melhores Vinhos Suaves em 2018
Enquanto o vinho Cabernet Sauvignon possui uma característica forte na boca, o Merlot é macio. ... Derivado da família dos tintos mais clássicos, o vinho Malbec possui cor em tom vermelho púrpura intenso. Na boca apresenta sabor prolongado e taninos “doces”.
A Merlot é uma uva um pouco mais “suave” que a Cabernet Sauvignon, e isso se reflete em sua degustação. Quando jovem, um vinho Merlot é extremamente frutado, lembrando muito as frutas vermelhas como cereja e framboesa.
Malbec é um tipo de uva francesa e principal variedade da região de Cahors, também presente em Bordeaux. Encontrou condições excelentes na Argentina, onde produz vinhos frutados, muito macios, de bom corpo, cor escura e tânicos, para serem consumidos ainda jovens. Também é muito usado em bordeaux para fazer corte.
Carménère. Assim como a Cabernet Sauvignon e o Merlot, a Carménère vem da região de Bordeaux, mas se adaptou em países como o Chile, cujos vinhos produzidos com essa uva são considerados os melhores do mundo. O vinho é encorpado, com sabor frutado e aroma levemente apimentado.