Para realizar uma divisão, devemos utilizar o chamado algoritmo de Euclides, ou seja, devemos imaginar um número (quociente) que, quando multiplicado com o divisor, seja igual ou se aproxime o máximo possível do dividendo. Caso você encontre um número cuja multiplicação seja igual ao dividendo, a divisão chega ao fim.
Para começar a fazer a divisão, devemos encontrar um número que multiplicado por 20 seja igual a 5, porém esse número inteiro não existe! Então, acrescentamos 0 e uma vírgula no quociente, 0 no dividendo e prosseguimos a divisão normalmente.
* PASSO 1: Quantos algarismos têm no divisor? Neste caso, 4. * PASSO 2: Os 4 primeiros algarismos do dividendo são maiores que os do divisor, então é possível dividir. Se os 4 primeiros algarismos do dividendo forem menores (o que não é possível dividir), pegaremos mais uma casa à direita.
Quando um número inteiro menor é dividido por outro número inteiro maior, deve-se iniciar colocando 0 , no quociente e, após fazer isso, adiciona-se um \(0\) ao dividendo (primeiro zero em vermelho adicionado).
Imagine uma divisão entre dois números quaisquer. O número que será dividido é chamado Dividendo (D), o número pelo qual o dividendo será dividido é chamado de divisor (d) e o resultado dessa divisão é chamado de Quociente (q).
Em uma divisão, sempre que o divisor é maior do que 10, é necessário construir uma parte da tabuada desse divisor para viabilizar essa operação. Esse procedimento pode ser feito mentalmente ou por escrito, mas sempre é feito. Em outras palavras, para aprender a dividir, é indispensável saber multiplicar.