Esse termo designa uma espécie de narrador do poema, e assim seria chamado se não estivéssemos falando dos textos literários, sobretudo do gênero lírico. Quando você lê um poema e percebe a manifestação de um “eu literário”, aquela voz, aquela personagem presente nos versos, não é necessariamente o autor real do poema.
O texto lírico é aquele que, recorrendo a um discurso denso, expressivo, breve e conciso, permite, artisticamente e com musicalidade e ritmo, exprimir as emoções, os sentimentos, os desejos ou os pensamentos íntimos que nascem ou se apresentam ao espírito, ou seja, ao mundo interior do "Eu".
As principais características do gênero épico são a presença de narrador, personagem heroico, enredo, tempo e espaço. Além disso, o poema épico apresenta proposição (ou prólogo), invocação, dedicatória, narração das aventuras do herói e conclusão (ou epílogo).
A literatura épica foi um dos gêneros mais populares na Grécia antiga, do período arcaico à antiguidade tardia. Durante sua longa história, passou de um gênero oral para um transmitido e experimentado através da escrita e da leitura. A literatura épica arcaica tem suas raízes em uma longa tradição de poesia oral.
A principal característica de um texto pertencente ao gênero dramático é ser feito para ser encenado. Não existe um narrador que conta a ação, sendo o enredo apresentado através das falas das personagens, representadas por atores que vivenciam os acontecimentos.
Tragédia: representação de acontecimentos trágicos, geralmente com finais funestos. Os temas explorados pela tragédia são derivados das paixões humanas, do qual fazem parte personagens nobres e heroicas, sejam deuses ou semideuses. Comédia: representação de textos humorísticos que levam ao riso da plateia.
O texto dramático é entendido como aquele que se integra na forma literária do drama e implica uma comunicação direta das personagens entre si e com os recetores do enunciado.
O Texto Teatral ou Dramático são aqueles produzidos para serem representados (encenados) e podem ser escritos em poesia ou prosa. ... Dessa forma, ele apresenta diálogo entre as personagens e algumas observações no corpo do texto, tal qual o espaço, cena, ato, personagens, rubricas (de interpretação, de movimento).
Resposta. Resposta: É o texto onde o autor da peça (dramaturgo), anota as informações sobre os gestos, a entoação e a movimentação das personagens, sobre os cenários, o guarda-roupa, os acessórios, a luz, o som e outros aspetos que ache relevantes para a representação da peça teatral.
Resposta. Resposta: Oprimidos e depressivos, ou apenas pessoas que querem saber sobre a realidade por meio da leitura, e na sua maioria não vivenciam algo parecido.
Resposta. Os possíveis são pessoas jovens.
Para organizar um texto dramático, são utilizadas palavras ou frases que orientam a movimentação ou um sentimento das personagens, a caracterização do ambiente, da iluminação ou do som, entre outros.