Listamos a seguir algumas dicas que podem ajudar a colocar a educação inclusiva em prática em suas salas de aula e na escola como um todo:
Por meio de gincanas ou jogos simbólicos, a comunidade se aproxima, as crianças começam a colaborar umas com as outras e os pequenos com necessidades especiais se sentem parte do todo, e isso é fundamental para estimulá-los dentro e fora do ambiente escolar.
Salas de aula inclusivas mantêm o foco no objetivo de aprendizagem, em vez de colocá-lo na atividade para mensurá-lo. Elas requerem que todos os alunos atinjam aos mesmos objetivos de aprendizado usando avaliações que são criadas com o foco nas necessidades do aluno individual.
Estabeleça políticas de educação inclusiva
Para que a inclusão escolar se efetive são necessárias mudanças de materiais e estratégias, que chamamos de adaptações de pequeno e grande porte, por serem vinculadas a diferentes responsáveis.
A Educação inclusiva compreende a Educação especial dentro da escola regular e transforma a escola em um espaço para todos. Ela favorece a diversidade na medida em que considera que todos os alunos podem ter necessidades especiais em algum momento de sua vida escolar.
As questões que angustiam professores e pedagogos referem-se às dificuldades de planejar e colocar em prática o que foi planejado, Por isso é de fundamental importância conhecer os documentos que irão sustentar sua prática pedagógica como Projeto Político Pedagógico, Regimento Escolar, Proposta Pedagógica Curricular da ...
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento recente, muito importante para o ensino brasileiro. Ele traz a estrutura para a educação básica pública e privada em todo o País, com orientações sobre as aprendizagens essenciais em cada etapa do ensino.
O principal objetivo da Base Nacional Comum Curricular é balizar a qualidade da educação no país ao estabelecer um mesmo patamar de aprendizagem e desenvolvimento para todos. ... Além disso, a BNCC também busca contribuir para o alinhamento de políticas e ações para a educação nas esferas municipal, estadual e federal.
A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. ... É através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural.
Para o especialista, os principais pontos negativos da base são: “O documento é desnecessariamente complexo. É muito desigual entre as diferentes disciplinas.” “O documento adota uma linguagem 'construtivista' pouco alinhada com as evidências mais contemporâneas a respeito de como as pessoas aprendem.
O primeiro passo para iniciar a implementação da BNCC na escola consiste em definir a equipe que trabalhará na reelaboração do currículo. Nesse momento, é fundamental levantar quais profissionais devem ser diretamente envolvidos e definir um cronograma para o processo.