EQST

Como Fazer Um Bom Estudo Social?

Como fazer um bom estudo social?

37.   Um bom estudo social pressupõe capacidade de observação e perspicácia para captar reações, além de implicar sensibilidade e racionalidade; É importante utilizar uma linguagem clara e direta, demonstrar capacidade de resumo e imparcialidade, manter o texto fluente e adstrito à questão tratada no processo.

Como funciona o estudo social no processo de guarda?

ESTUDO SOCIAL QUE REVELA QUE OS DIREITOS E INTERESSES DA CRIANÇA ESTÃO BEM ATENDIDOS PELO GENITOR. POR OUTRO LADO, PRESERVAÇÃO DA SEGURANÇA E EDUCAÇÃO DO INFANTE. ... Em se tratando de ação de guarda, o bem-estar e o melhor interesse da criança são valores cardeais que devem nortear a prestação jurisdicional.

O que é o objeto do serviço social?

O serviço social é uma profissão "inscrita na divisão social do trabalho, situa-se no processo de reprodução das relações sociais". ... Atualmente, ela está vinculada ao campo das ciências sociais aplicadas, cujo objeto de intervenção são as expressões multifacetadas da questão social e/ou do problema social.

O que são questões sociais exemplos?

As questões sociais incluem a pobreza, a violência, poluição, injustiça, supressão dos direitos humanos, discriminação e criminalidade, bem como o aborto, casamento gay, controle de armas e religião, para citar alguns.

Quais são as questões sociais do Brasil?

As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social. O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.)

Quais são as expressões da questão social?

A questão social, cuja gênese é o conflito capital-trabalho, possui atualmente expressões múltiplas (pobreza, desemprego, violência, discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, trabalho precário, dificuldade de acesso à saúde, à educação e ao trabalho, falta de moradia, violação dos direitos das crianças ...

Quais são as expressões sociais?

Para a autora, as expressões da questão social são percebidas no desemprego, na fome, no analfabetismo, na violência, e não somente no contexto capital versus trabalho. ... São as expressões das desigualdades sociais, oriundas do modo de produção capitalista que vão dar significado ao conceito que é a questão social.

O que é expressão social?

O que é Questão Social: Questão social é o conjunto das expressões que definem as desigualdades da sociedade. A questão social surgiu no século XIX, na Europa, com o objetivo de exigir a formulação de políticas sociais em benefício da classe operária, que estavam em pobreza crescente.

Como a questão social se manifesta no cotidiano?

Ela se manifesta em praticamente todos os itens do cotidiano. Aquilo que você veste, come, os lugares aonde você vai e as pessoas com as quais você fala estão todas permeadas pela questão social. Ela está, acima de tudo, relacionada com as questões de classe.

Qual é a melhor estratégia para o enfrentamento das múltiplas expressões da questão social?

A educação popular, através das suas práticas de cunho emancipatório pode ser considerada uma estratégia importante, primeiro para o desvelamento da questão social, segundo para o seu enfrentamento, tanto por parte de profissionais atuantes no âmbito social/educacional, como também, e sobretudo, por parte dos sujeitos ...

Qual o sentido da questão social hoje o que se encontra na base de sua radicalização?

Mas qual o sentido da “questão socialhoje? O que se encontra na base de sua radicalização? Como lembra Husson (1999, p. 99), o processo de financeirização indica um modo de estruturação da economia mundial.

Quais são as abordagens das manifestações da questão social?

5) A descentralização e a territorialização, remete para uma nova abordagem das manifestações da questão social.

Qual a relação entre pobreza e questão social?

A pobreza se constitui pelo acesso as bens e serviços que produz as expressões da questão social. ... e) A pobreza se constitui pelo não acesso à riqueza socialmente produzida, fator que, no sistema capitalista, enriquece poucos e empobrece muitos.

Qual é a relação do serviço social com a questão social?

Questão Social e Serviço Social A questão social está relacionada à uma série de fatores que vão além da mera intervenção do serviço social, a economia, educação, saúde entre outras áreas estão tão ligadas à questão social como o próprio serviço social.

Como se dá a questão social na sociedade capitalista?

27), a Questão Social pode ser definida como: O conjunto das expressões das desigualdades da sociedade capitalista madura, que têm uma raiz comum: a produção social é cada vez mais colectiva, o trabalho torna-se mais amplamente social, enquanto a apropriação dos seus frutos se mantém privada, monopolizada por uma parte ...

Qual a relação entre a questão social e as políticas sociais?

é o terceiro ponto de consenso, a questão social expressa uma correlação de forças sociais que se traduz numa disputa por poder político, busca inserir na agenda do Estado os interesses das classes trabalhadoras. ... O conflito social se traduz em conflito político, expresso na atuação do Estado em cada contexto histórico.

Qual é a origem das políticas sociais?

A origem da Política Social é anterior até mesmo ao surgimento do capitalismo, pois esta apareceu como uma forma de responder à algumas demandas da população, onde o Estado e a sociedade uniram-se para dar conta dessas solicitações no período pré-capitalistas.

Qual o papel do Assistente Social no campo das políticas sociais?

A assistência social e as políticas sociais têm como objetivo a garantia de direitos e melhoria das condições de vida, sendo o assistente social agente estratégico na análise crítica da realidade e na instrumentalidade das políticas sociais locais.

Qual é o conceito de família que precisamos utilizar no serviço social para a viabilização de políticas públicas sociais?

130), a partir da qual a família pode ser pensada como: Um grupo de pessoas que são unidas por laços de consanguinidade, de aliança e de afinidade. Esses laços são constituídos de representações, práticas e relações de obrigações mútuas.