Resumo: A análise granulométrica visa à quantificação da distribuição por tamanho das partículas individuais de minerais do solo.
O módulo de finura é calculado pela soma das percentagens cumulativas mantidas em peneiras padrão (listados abaixo) e dividindo a soma por 100.
A determinação de U é feita através da seguinte equação: U = D60 / D10 Como pode ser constatado na classificação abaixo, quanto menor o grau de uniformidade (U), mais uniforme o solo é. Tabela 1 – Classificação quanto a uniformidade dos solos.
O cálculo dessa porcentagem é feito dividindo-se o peso que ficou retido em cada peneira pelo peso total da amostra. O valor resultante é multiplicado por 100 para transformar em porcentagem. Para exemplificar, faremos o cálculo para as quantidades retidas na peneira 4,8. esse valor por 100 temos 1,8%.
A dimensão máxima caraterística (DMC) de um agregado, corresponde à abertura nominal, em milímetros, da malha da peneira da série normal ou intermediária, na qual o agregado apresenta uma porcentagem retida acumulada igual ou imediatamente inferior a 5% em massa ou outro valor a que se venha adotar.
SUMÁRIO DO MÉTODO DE ENSAIO A porcentagem de vazios não compactados é calculada como a diferença entre o volume do cilindro e o volume absoluto do agregado de granulometria fina contido no mesmo. A porcentagem de vazios não compactados é calculada usando a massa específica aparente do agregado de granulometria fina.
Existem dois tipos de agregados para concreto: o miúdo (areia) e o graúdo (brita), cada qual com funções e propriedades específicas.
De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar, ANS, os agregados no plano de saúde podem ser: Parentes de 1º e 3º grau consanguíneos: pais, filhos, tipos, sobrinhos, netos, avós; Cônjuges ou companheiros que possuem união estável; Sogros.
Os agregados naturais são compostos por diferentes minerais, com composições variáveis. Mesmo com agregados de mineralogia uniforme, as suas propriedades podem ser alteradas pela oxidação, hidratação, lixiviação ou intemperismo.
Os agregados reciclados são materiais compostos da reciclagem de materiais da construção civil, como concreto, tijolos e materiais cerâmicos. A proporção de cada material depende da origem da matéria prima.
Quanto à sua origem, as jazidas podem ser classificadas como: Jazidas magmáticas. Jazidas metamórficas. Jazidas aluvionares.