"O branqueamento é uma técnica de congelar legumes e vegetais ideal para correria do dia a dia. O processo consiste em lavar bem os alimentos e cortá-los em pedaços pequenos. Depois, colocá-los em uma panela de água fervente e esperar até que a água ferva novamente com os vegetais dentro.
Para a receita, serão necessários: batatas, cenoura, chuchus, inhames, brócolis, couve, espinafre, tomate, alho, cebola, óleo ou azeite, caldo de legumes (opcional), macarrão caramujinho (ou outro de sua preferência, salsinha, cebolinha e água. É muita saúde em um só prato!
Divido os alimentos em brancos, verdes e vermelhos. Os brancos, como alcachofra, couve-flor e nabo, ficam melhor quando cozidos em água e um ácido, como vinagre ou limão, para manter a cor.
Uma maneira saudável e rápida de cozinhar as verduras é refogando-as com um pouco de óleo em uma frigideira. Você também pode usar uma frigideira do tipo wok, procedente da cozinha oriental, já que permite conservar muito bem o calor na frigideira. Assim, as verduras ficam crocantes e conservam todo seu sabor.
Melhor forma de cozinhar os alimentos
a) Coloque pouca água quente (o suficiente para iniciar o cozimento) e, à medida que o cozimento for acontecendo, vá "pingando" um pouquinho mais de água quente, tomando o cuidado de verificar, antes, com um garfo ou com os próprios dentes (tire um pedacinho, de dentro da panela) em que "ponto" do cozimento o legume se ...
Com o alimento cozido em mãos, o certo é resfriá-lo antes de colocá-lo na geladeira. A preparação precisa passar de 60 ºC para 10 ºC em até duas horas. Para isso, você pode deixá-lo em um recipiente de vidro, longe de alimentos crus.
Use o micro-ondas. Preparar legumes no micro-ondas é uma ótima forma de cozinhá-los sem perder muitos nutrientes, uma vez que o método também é bem rápido. Para preparar legumes no micro-ondas, siga o passo a passo abaixo: Lave os legumes em água corrente e escove os mais durinhos com uma escovinha de cozinha.
Se a água ferveu coloco água gelada em uma bacia e um pouco de gelo, levo os legumes por 3 minutos na água quente, retiro e já transfiro para a água gelada, assim que estiverem frios escorro e coloco em um pano de prato bem limpo ou escorredor de macarrão para secar.
2. Receita de salada de legumes cozidos (brócolis, couve-flor, chuchu)...7. Receita de salada de legumes cozidos com palmito
Passos:
Coloque em uma panela e cubra com água, coloque uma pitada de açúcar, isso vai intensificar a cor, mas se não quiser colocar não tem problema. Leve ao fogo,com a panela tampada. Se for na panela de pressão ela estará boa em 20 a 30 minutos. Na panela normal ela vai estar macia com mais ou menos 1 hora.
Modo de Preparo
Retire o excesso de ar do saquinho e amarre bem a boca. Corte o excesso de plástico que ficou após o nó. Coloque o saquinho com beterrabas dentro de uma panela de pressão e cubra com água. A beterraba nao perderá nada de seu suco, sabor e cor.
Modo de Preparo
Coloque as fatias de beterraba em um saco plástico e faça alguns furinhos; Leve o saco plástico com as beterrabas ao microondas por dois minutos. Retire, misture as beterrabas e deixe por mais dois minutos ou até que as fatias fiquem macias.
Vai depender da qualidade dos legumes e da potência do meu micro-ondas. Com a ajuda de um garfo, você pode verificar o ponto de cozimento....Tabela de tempo de cozimento.
Cozinhando os legumes no vapor. Ligue o micro-ondas em alta potência por dois minutos. Coloque o recipiente coberto com o plástico no micro-ondas e configure-o para rodar o ciclo com “alta” potência por dois minutos.
É possível cozinhar a vapor no micro-ondas de duas maneiras. A primeira é colocar os legumes dentro de uma tigela com água, cobrir com filme de PVC transparente e deixar durante 5 minutos. A outra forma é colocar alguns legumes dentro de um plástico com um pouco de sal e levar ao micro-ondas durante 2 minutos.
Cozinhe o inhame no microondas em potência alta por 15 minutos; Após, verifique se está macio. Se ainda não estiver no ponto, cozinhe por mais 2 minutos.
Segundo a OMS, a utilização do microondas para aquecer alimentos não traz qualquer risco para a saúde, mesmo durante a gravidez, porque a radiação é refletida pelo material metálico do aparelho e fica contida no seu interior, não se espalhando.
Resultado: tocar o recipiente desencadeia uma ebulição repentina, como uma explosão, provocando queimaduras graves. Outro cuidado essencial é evitar recipientes de plástico comum, em especial para alimentos com gordura. Ela faz com que o plástico, em alta temperatura, libere gases como a cancerígena dioxina.
Por exemplo, podemos usar no microondas os vidros refratários, porcelana, louça, cerâmica e papéis absorventes. Siga as instruções do fabricante. O fundo do prato deve estar pelo menos a 5 mm acima do prato giratório.
No caso dos plásticos, é possível saber se a vasilha pode ir ao micro-ondas observando o símbolo que o recipiente possui. Todos os potes, pratos e outros recipientes em plástico devem ter um símbolo de reciclagem, que costuma aparecer como um triângulo de setas, na parte de baixo da embalagem.
Tenha cuidado com os tipos 1 polietileno tereftalato, 2 polietileno de alta densidade e 4 polietileno de baixa densidade. Esses tipos são seguros para uso em micro-ondas quando reforçados com fortificadores químicos que previnem que o plástico derreta.
Para ter certeza que um recipiente é adequado, basta colocá-lo no microondas sem alimento algum por cerca de 1 minuto. Os recipientes ideais devem manter a temperatura normal, sem aquecer. Mas lembre-se de não fazer esse teste com nenhuma vasilha de metal ou alumínio.