Capacidade vital forçada expiratória (CVF) A CVF representa o volume máximo de ar exalado com esforço máximo, o que se dá a partir do ponto de máxima inspiração.
Ambas as doenças não têm cura, no entanto, o tratamento da asma confere um controle quase que absoluto de todos os sintomas, enquanto que a DPOC é uma doença progressiva e mais complicada mesmo com o uso de medicamentos específicos. ”Por isso, a principal recomendação após o diagnóstico é parar de fumar e iniciar um ...
A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) compoem um grupo de doenças respiratórias obstrutivas crônicas nas quais as disfunçoes refletem múltiplos processos inflamatórios do trato respiratório.
Caracteriza-se pela distensão irreversível do pulmão provocada pelo excesso de ar na região conhecida como alvéolos pulmonares. O avanço dessa distensão causa destruição dos septos interalveolares, causando falta de ar, cansaço extremo, podendo até mesmo levar o paciente à insuficiência respiratória ou cardíaca.
Os alvéolos não colabam graças a presença do surfactante que diminui a tensão da superfície alveolar. Também por causa do volume residual que permanece nos pulmões mesmo após uma expiração forçada. E por causa da pressão positiva existente nas vias aéreas de aproximadamente de +5 cm H2O.
Quando há ar no espaço pleural, o pulmão entra em colapso parcial. Às vezes, grande parte do pulmão ou todo o órgão entra em colapso, o que causa falta de ar. Um pneumotórax espontâneo primário é um pneumotórax que ocorre sem nenhuma causa aparente em pessoas sem doença pulmonar conhecida.
Enfisema pulmonar é a patologia que acomete o tecido pulmonar como consequência principalmente da inalação da fumaça o cigarro ( ou outro tipo de fumaça, tipo queima de lenha ). É caracterizada pelo aparecimento de bolhas no pulmão. Os principais sintomas são : falta de ar ( que antes era perceptível ) e tosse.