Siga os passos abaixo e previna um mal à humanidade: Não descarte pilhas usadas junto com o restante do lixo; Separe as pilhas em recipientes fechados; Procure o depósito apropriado para esse lixo ou envie ao fabricante.
Para fazer o descarte de baterias é necessário armazenar as baterias sem misturá-las com outros tipos de materiais. Você deve embalá-las em um saco plástico resistente para evitar o contato com a umidade e vazamentos.
Separe pilhas baterias, celulares, peças de computadores e lixo eletrônico em geral e leve até a agência bancária, drogaria (grandes redes) ou ao prédio público mais próximo. Se possível, inicie a implantação de coletores de pilhas e baterias na sua empresa, associação, instituição religiosa ou em seu condomínio.
O correto no caso de algum material na sua casa que contenha chumbo, como por exemplo pilhas, tintas, eletrodoméstico, brinquedos é separar do lixo comum, facilitando assim a coleta e posterior armazenamento em aterros especiais.
As baterias automotivas possuem componentes que podem ser nocivos ao meio ambiente, caso sejam descartados de maneira incorreta. Porém, até 99% de uma bateria pode ser reciclada. Para realizar o descarte correto de uma bateria, basta fazer a entrega em um ponto de venda de baterias, que dará o destino correto.
Atualmente, as baterias de celulares são as mais descartadas em aterros sanitários. Porém, elas são inflamáveis por conter metais pesados e há risco de explosão, devido ao lítio metálico formado pelo eletrólito da bateria.
Vender a bateria é a melhor opção Sendo assim, através da venda de sua bateria usada, você consegue um desconto na nova bateria, e descarta a usada de forma ideal. Tenha em mente que você não conseguirá grandes valores com a venda da bateria usada. Mas sim um leve desconto na compra da nova.
Pilhas e baterias vão para usinas de reciclagem própria para mexer com materiais químicos, como lítio, mercúrio e cádmio....Pontos de coleta do Hipermercado Carrefour
Reciclagem de lixo eletrônico:
A Green Eletron realiza a coleta, reciclagem e destinação correta de pilhas e baterias portáteis desde 2010. Quando foi criado, o programa chamava-se ABINEE Recebe Pilhas, mas em 2018 se tornou parte do sistema da gestora.
O descarte comumente é efetuado em postos de saúde, mas pode ser realizado em outros locais, algumas instituições realizam a coleta, como Hospitais e Centros de Ensino. Há também, algumas empresas que realizam esse tipo de coleta. O importante é lembrar que o resíduo deve estar conforme com a caixa coletora.
As agulhas e seringas usadas deverão ser acondicionadas em embalagem chamada descarpack ou em garrafa pet, ambos preenchidos com apenas 2/3 do seu volume e entregue nos postos de saúde. Pilhas, remédios (vencidos ou sobras) podem ser deixados na Drogaria São Paulo.
O material deve ser descartado em coletor adequado, no local em que é gerado, logo após o uso. Nunca descartar objetos perfurocortantes no lixo comum ou no lixo reciclável. Nunca jogar o material no vaso sanitário.
Resíduos de Serviços de Saúde - Altura / Coletor (1) O Perfuro-Cortante deve ficar na altura aonde os olhos dos funcionarios vejam.
Diante da legislação a cima os profissionais de enfermagem são responsáveis pelo descarte das agulhas e outros materiais perfuro cortantes, dentro da caixa apropriada, obedecendo ao limite de enchimento, é proibido reencape das agulhas.
RECIPIENTE PARA ACONDICIONAMENTO DOS PERFUROCORTANTES A NR 32 estabelece que o enchimento dos recipientes destinados à coleta de material perfurocortante não deve ultrapassar 5 cm abaixo do bocal, conforme item 32.
Pare, pense e pratique a segurança no trabalho! Reencapar as agulhas ou soltá- las das seringas no momento do descarte nas caixas coletoras. Utilizar a caixa coletora para descarte de resíduos não perfurocortantes como luvas, papéis, gazes, algodão, etc.
A Caixa Coletora de Material Perfurocortante Descarpack é um produto de uso profissional. É indicada para realizar o descarte de materiais e resíduos perfurocortantes utilizados em áreas da saúde que possam oferecer risco de infecções. ... Sua cor amarela facilita a identificação como produto hospitalar.
Instruções de Montagem
Nunca descartar seringas, agulhas e lancetas no lixo comum ou em lixo reciclável.
Onde descartar corretamente os medicamentos e seringas? Uma forma de descarte é ir ao postos de saúde ou redes de farmácia. Algumas delas têm um programa especial de coleta especial para esse tipo de resíduo.
Seringas e resíduos hospitalares de uso doméstico não devem ser descartados no lixo comum. Entregue esse material em postos de saúde e hospitais da rede pública. Alguns projetos em Brasília promovem a logística reversa do vidro, de forma independente do SLU.
As agulhas não podem ser descartadas no lixo comum, por isso é necessário adquirir um recipiente adequado para o seu descarte. No mercado há coletores de materiais perfurocortantes fáceis de encontrar e em diversos tamanhos diferentes, o mais famoso em São Paulo são da Descarpack.
Se você quiser descartar o sofá ou outro móvel, mas sua rua não estiver na operação, é possível solicitar o serviço à subprefeitura da sua região. Depois de recolhido, o sofá será descartado em um aterro sanitário. Consulte o cronograma pelo site ou pelo 156.
Como ainda não há usinas para a reciclagem de vidro na capital federal, boa parte do descarte desse material ainda segue para o Aterro Sanitário de Brasília. Enquanto isso, cidadãos e empresas conscientes da importância de cuidar do meio ambiente utilizam, com frequência, os pontos de coleta.
Ele serve para descartar as agulhas e todo material perfuro cortantes com segurança, tanto pra você (ou para quem trabalha em sua loja) quanto para quem recolhe a caixinha, pois ele deve ser recolhido por pessoal especializado.
Assim, toda empresa que trabalha com bisturis, lâminas de barbear, agulhas ou vidros quebrados devem realizar adequadamente a coleta de material perfurocortante; caso contrário, estão sujeitas à sanção, visto que a lei determina que a coleta de material perfurocortante é de responsabilidade da empresa que o utiliza.