Para diminuir o sintoma, os médicos costumam recomendar o banho de contraste. “Coloca-se o pé por 2 minutos na água quente e, logo em seguida, mais 2 minutos na fria. Deve-se repetir isso várias vezes”, explica o angiologista Roberto Tulli. O efeito ocorre em duas etapas.
A técnica é indicada para infecções, distensões, inflamação e dores de cabeça causadas por tensão nervosa ou muscular.
O choque quente/frio proporciona bom estímulo da circulação, por reeducar as artérias e veias a se dilatarem e se contraírem alternadamente. Para fazer o escalda-pés alternado, encha um balde com água quente (39 a 40°C) e outro com água fria (15 a 19°C). Coloque os pés e as pernas na água quente por 3 a 4 minutos.
O choque térmico acontece porque o corpo precisa se adaptar rapidamente a uma mudança térmica de ambientes. Consequentemente, a pressão arterial tende a cair ou aumentar de forma muito rápida, o que causa picos hipertensivos.
Saiba como evitar o choque térmico causado pelo ar-condicionado
Para conseguir tomar banho gelado é recomendado começar com pequenas partes do corpo para que aconteça a adaptação à temperatura da água, podendo começar pelo tornozelo e mãos, por exemplo. Outra estratégia é iniciar o banho com uma água morna e depois esfriar aos poucos.
"O contato do corpo quente com a água fria pode provocar, principalmente, arritmias, além de dificuldades respiratórias e oscilações da pressão arterial. Pessoas com problemas de coração e pressão têm que tomar muito cuidado, inclusive com ducha fria após sauna", alerta Sampaio.
Tomar banho e em seguida abrir a geladeira ou sair de casa pode ocasionar choque térmico? Verdade. É difícil, mas pode acontecer. A variação de temperatura tem que ser alta.
Quando a água fria atinge o corpo, ela causa uma espécie de choque que aumenta a entrada de oxigênio, acelera os batimentos cardíacos e nos deixa num estado de alerta. Isso causa um estado estimulante, então pode ser interessante para começar o dia ou antes de uma atividade que exige foco e atenção.
“A água quente resseca a pele, enquanto a fria acalma e contrai os poros, impedindo-os de ficarem obstruídos com impurezas e excesso de sebo. Além disso, a pele fica mais macia, reduzindo a vermelhidão e até o inchaço facial e da região dos olhos”, diz.
Benefícios do banho frio
3 minutos
Porém, se água fria não é a sua, também é possível colher benefícios do banho quentinho. Um estudo feito pela Universidade de Loughborough descobriu que pessoas que tomaram um banho de uma hora a uma temperatura de 40 graus queimaram cerca de 140 calorias. Isso é o equivalente a uma caminhada de meia hora.
Não é o mais recomendável. Em caso de febre, deve-se fazer uso de antitérmico, como orienta Andrezza de Vasconcelos, infectologista do Hospital Iayme da Fonte. Como medida adicional, pode-se usar compressas frias ou banho morno para ajudar a diminuir a temperatura.
Por este motivo, os cientistas recomendam que quem deseja aumentar os músculos evite o banho gelado depois da atividade física, especialmente aqueles que preferem musculação. Já quem quer apenas fortalecer a musculatura pode continuar com a prática, pois ela não interfere nesse aspecto.
Água quente é mais indicada para relaxamento muscular, além de capacitar as vias aéreas, ou seja, melhorar a respiração. Saunas, banhos de imersão e no ofurô são indicados para os corredores, mas não podem passar de 15 minutos.
Além dos aspectos higiênicos e sociais, tomar banho depois do exercício cumpre uma função específica que beneficia o organismo. "Principalmente, estimula a circulação sanguínea, fortalece a pele e ajuda a lipólise, que é um processo metabólico realizado a queimar gordura.
O especialista ainda lembra que o banho não deve ser tomado imediatamente após as atividades. Deve-se aguardar pelo menos de 10 a 15 minutos para que o metabolismo caia a níveis mais baixos e o processo da sudorese termine. Sem isso, o suor continua sendo produzido depois do banho, comprometendo a higiene da pele.
Para cair na piscina e mergulhar, o tempo seguro varia de uma a duas horas após a refeição, dependendo do tipo de alimento ingerido. Em caso de indigestão, é necessário repousar. Caso sinta azia, sais de frutas ou, até mesmo uma ameixa são recomendados para auxiliar na digestão.
Com maior temperatura, a transpiração também será maior. O corpo começa a controlar a temperatura expulsando calor através da pele em forma líquida, o que chamamos de suor.
É normal que haja maior produção de suor durante exercícios físicos muito intensos, sendo importante a pessoa fazer hidratação adequada durante a atividade física, mas algumas pessoas suam mesmo paradas e em qualquer situação, sendo esta condição conhecida como hiperidrose.
Use roupas largas, claras e fuja dos tecidos sintéticos Com roupas justas, isso não acontece e o suor aumenta. As roupas claras devem ser escolhidas por reter menos calor e os tecidos naturais também aliviam a transpiração.