É ter uma vida equilibrada no trabalho, no lazer e nas relações pessoais. A temperança envolve mudança de hábitos, por exemplo: evitar sobrecarga de trabalho e estudos, não exagerar no tempo de lazer, equilíbrio na prática de atividades físicas, alimentação, e outras iniciativas.
A falta de temperança é o grande inimigo da saúde. Sem domínio próprio sobre apetites e paixões, o ser humano se condena a sofrer os horrores da vida. Uma importante causa do adoecimento humano é a falta de temperança na alimentação: o apetite desordenado, a gula.
As 4 virtudes estoicas – coragem, justiça, autocontrole e sabedoria - VendaMais.
As virtudes se configuram em hábitos capazes de levar alguém à excelência, ao que há de melhor na condição humana. Dentre as virtudes que se destacam estão: justiça, persistência, otimismo, humildade, bondade, compaixão, empatia, perdão, honestidade, disciplina e coragem.
Vê-se portanto que tudo no Cristianismo converge para a prática das virtudes teologais. E quais são elas? Baseada num texto do apóstolo Paulo (1Cor 13,13), a teologia esclarece que são três: a fé, a esperança e o amor (ou caridade).
As virtudes Teologais dizem respeito à religação do homem com Deus e as Virtudes Cardeais tratam da relação que a humanidade mantém entre si.