Diga uma palavra por vez para o periquito. Enuncie o nome de itens diferentes da casa (por exemplo: cadeira, mesa, sofá) ao falar com ele. Você pode também ensinar o nome das pessoas da casa, assim como o de outros animais de estimação. Cumprimente o periquito com “oi” e dê “tchau” quando sair do ambiente.
Dentro ou fora de casa
Descrição. A arara-vermelha mede até noventa centímetros de comprimento e pesa até 1,5 quilogramas. Cada postura é composta por ovos de cinco centímetros, incubados por 29 dias.
Alimentação: Sementes, frutas, coquinhos e nozes. Reprodução: Nidifica em pequenas grutas em penhascos e outras áreas escarpadas e, na falta destes, em ocos de árvores. Expectativa de Vida em Cativeiro: Aproximadamente 50 a 80 anos.
A alimentação das araras consiste em frutas, sementes, larvas, flores e brotos. O bico forte dessas aves permite que elas quebrem os frutos mais duros e escavem o tronco das árvores para comer larvas de insetos.
Sua plumagem é muito marcante: frente vermelha escarlate, costas verdes, penas verdes e turquesa com bordas azuis e cauda vermelha ou laranja, com bordas azuis claras. É um arco-íris quando está em voo!
Nas penas encontradas nas asas e na cauda, verifica-se ainda a cor preta na parte inferior. Ao redor dos olhos, nas pálpebras e na pele em torno da mandíbula, observa-se a coloração amarelada (veja figura abaixo). O bico da arara-azul é grande (maior de todos os psitacídeos), forte, curvo e preto.
A arara-azul, como o nome sugere, destaca-se pela coloração azul de suas penas, mais precisamente da cor azul-cobalto. Um detalhe interessante é que na parte inferior das asas e da longa cauda a coloração não é azul, como no restante do corpo, e sim preta (veja figura a seguir).
A etimologia da palavra anodorhynchus refere-se ao bico sem dentes, de maxila sem entalhe e o nome hyacinthinus é dado pela cor, predominantemente azul. Classificação: a arara-azul pertence ao Reino Animalia, Filo Chordata, Classe das Aves, Ordem Psittaciformes, a família Psittacidae e gênero Anodorhynchus.
Psittacidae
Cordados
A respeito do seu nicho ecológico, podemos dizer que essa espécie vive aos pares, é muito ativa no período da manhã e no final do dia e alimenta-se de frutos, folhas e até mesmo flores. Para facilitar o estudo, muitos autores gostam de fazer uma relação entre os dois termos e a nossa vida cotidiana.
A arara-azul apresenta um bico muito forte e curvo, o que favorece a sua dieta, baseada, principalmente, em castanhas. No entanto, a sua dieta é restrita às castanhas de algumas poucas espécies de palmeiras, como as retiradas de cocos de acuri e bocaiuva.
Possuem importância ecológica na dispersão das sementes destas palmeiras. Durante o período reprodutivo, a Arara-azul é fiel, constituindo casais que duram por toda sua vida, alimentando-se e voando juntos e o macho ajudando sua parceria a cuidar da prole.
Já o coco da bocaiuva é colhido e comido diretamente no cacho. Aos sete anos a arara-azul começa sua própria família. ... No Pantanal, 90% dos ninhos de araras-azuis são feitos no manduvi, árvore com cerne macio. Também são utilizados a ximbuva (Enterolobium contortisiliquum) e o angico branco (Albizia nipioides).
observação do período de reprodução das aves e seus resultados. acompanhamento dos filhotes, com pesagem e coleta de sangue para exames laboratoriais e identificação genética. ações de educação ambiental, com palestras nas escolas da região. atividades com as crianças e visitantes à sede do Projeto Arara Azul.