Várias estratégias ajudam a reduzir estereotipias, como o ABA (Análise Aplicada do Comportamento), o TEACCH, o DIR-Floortime e métodos de estimulação da linguagem e de integração sensorial.
A Classificação Internacional das Doenças, em sua décima edição (CID-10), traz as estereotipias motoras como uma categoria nosográfica caracterizada por movimentos intencionais, repetitivos, estereotipados, ritmados, desprovidos de finalidade e sem relação a um transtorno psiquiátrico ou neurológico identificado.
Estereotipia verbal, que consiste na repetição automática de uma palavra, sílaba ou som, que se intercala entre as frases,sem nenhuma finalidade, como vimos, teria as seguintes características: fixidez duração, identidade inutilidade e inadequação às circunstâncias.
Como transformar a ecolalia em uma comunicação significativa:
A ecolalia pode ser definida como a repetição da fala de outra pessoa, como repetição de palavras e frases. Este fenômeno linguístico vem sendo relatado como característica do autismo, desde suas primeiras descrições realizadas por Kanner em 1943.
A ecolalia pode ser definida como “uma repetição em eco da fala” – uma repetição de sílabas, palavras ou frases já ouvidas. É importante falar sobre essa característica aqui em nosso blog pois o autismo é a principal síndrome desencadeante da ecolalia.
Miranda (1983) esclarece que há três tipos de ecolalia: imediata, referindo-se à repetição imediata do que a criança ouve; tardia, que ocorre quando a criança repete alguma coisa que ouviu em outro momento; e mitigada, que surge quando a criança repete de forma alterada o que ouviu anteriormente.
Até aos 3 anos / 3 anos e meio é normal que a criança passe pela fase de ecolália pois faz parte do desenvolvimento da linguagem. No entanto, quando se esta fase se prolonga, podemos ter de ficar de alerta.
Palilalia é a repetição ou imitação de eco feitas por uma pessoa relativamente a palavras acabadas de proferir por essa mesma pessoa. Trata-se de um tique complexo, como a ecolalia, e coprolalia. Todos estes distúrbios podem ser sintomas de síndrome de Tourette, síndrome de Asperger ou autismo.