Para solicitar o atendimento home care é preciso obter laudo médico fundamentado, constando a indicação do tratamento e a necessidade do home care, o tipo de doença do paciente e o seu respectivo Código Internacional de Doenças (CID).
Para entrar no programa de Atendimento Domiciliar Unimed, é preciso que o médico responsável pelo paciente preencha o Encaminhamento do Atendimento Domiciliar. Após a solicitação, a equipe de saúde vai avaliar as condições clínicas do paciente e elaborar um plano de atendimento específico para cada caso.
A principal característica para obter a concessão do home care é o paciente possuir critérios clínicos para avaliação, ou seja, relatório médico de desospitalização, informando qual o suporte necessário para a manutenção do paciente em home care.
LEVAR OS REMÉDIOS NA HORA CERTA CERCA DE 18 COMPRIMIDOS DIÁRIOS. NA ALIMENTAÇÃO,PRECISA DE UMA PESSOA PRA LEVAR O ALIMENTO ATÉ ELE. TROCAR DE ROUPAS ,ENTREGAS AS ROUPAS QUE ELE DEVE USAR EM SUA MÃOS. FICAR ACOMPANHANDO COM FREQUENCIA PORQUE ELE SE PERDE DENTRO DE CASA,IMAGINA SE EU DEIXAR ELE NA RUA.
O paciente tem direito à segurança e integridade física, respeitados os recursos e procedimentos de segurança estabelecidos e as instalações do domicílio.
O serviço é voltado para atendimentos não emergenciais, como febre, vômito e gripe, e está disponível no período entre 7h e 23h. Pelo próprio aplicativo SulAmérica Saúde, o usuário agenda o melhor horário e acompanha o status da chegada do médico.
A inclusão do paciente tem início com a solicitação, via fax ou e-mail, pelo médico titular cooperado, seja quando o paciente está hospitalizado e passará a receber o atendimento em casa ou quando o paciente está na clínica e passará a ser internado diretamente em casa.
Criada a partir de um modelo inovador de home care, a ADUC se transformou em exemplo de humanização da medicina, ao permitir que pacientes crônicos sejam assistidos em casa como seriam em um hospital, mas com a vantagem de estar todo o tempo junto da família.