Para transportá-la foram colocadas quatro argolas de ouro puro, cada uma, nas quatro laterais da mesma, duas de um lado e duas do outro, para que varais pudessem ser encaixados. As varas para este transporte eram de acácia também e toda recoberta de ouro puro.
A Arca, devido seu alto grau de sacralidade, chegava ser um outro objeto de adoração dos hebreus. Durante as batalhas pela terra de Canaã, os hebreus conduziam a Arca da Aliança aos locais de confronto por acreditarem que a mesma garantiria as vitórias.
Em Êxodo Deus fala como Ele quer que a arca (Sua presença) seja carregada: por varais de madeira, nos ombros dos levitas. Mas em II Samuel estavam carregando da mesma forma que os Filisteus fizeram!
Para seu transporte, necessário para um povo ainda nômade (nómada), foram colocadas quatro argolas de ouro nas laterais, onde foram transpassados varas de acácia recobertas de ouro. Assim, o objeto podia ser carregado pelo meio do povo.
Moisés foi um homem que provou o valor que a Presença de Deus tinha para ele. Mesmo tendo a garantia da presença de um anjo que representaria o próprio Deus, ele não abriu mão de ter a Presença Manifesta de Deus no meio deles. ... Se quisermos atrair a Presença de Deus temos que ser como Maria Madalena.
A Palavra de Deus nos ensina a bendizer ao Senhor em todo tempo, orar no Espírito e perseverar; somente assim a Presença do Senhor estará sempre conosco. A Palavra de Deus nos ensina que devemos buscar ao Senhor, pois só assim O acharemos.
“E ali virei aos filhos de Israel para que por minha glória sejam santificados. E santificarei a tenda da congregação e o altar; também santificarei a Arão e seus filhos, para que me administrem o sacerdócio.