O Renascimento foi um movimento histórico ocorrido inicialmente na Itália e difundido pela Europa entre os séculos XV e XVI. ... -A vinda de sábios bizantinos para a Itália após a conquista de Constantinopla pelos turcos Otomanos; -A presença, em solo italiano, da antigüidade clássica.
Explicação: O Renascimento é analisado como um marco para a virada dos aspectos culturais e sociais. O Renascimento surgiu por volta do século XIV e XVI, onde a produção artística e literária por ser tão intensa recebeu esse nome de renascença.
Resposta. É visto como a passagem de uma perspectiva filosófica e cultural centrada em deus a uma outra, centrada no homem.
A noção de beleza, a preocupação com os temas humanos e a exploração do racionalismo atestam esse diálogo entre os renascentistas e a Antiguidade. Além disso, não podemos nos esquecer de que a própria Igreja foi criticada e buscou combater alguns dos artistas, filósofos e cientistas que integraram esse mesmo movimento.
Resposta. Resposta: A burguesia financiava os artistas a realizarem suas obras, portanto foram os impulsionadores do movimento renascentista. Essas pessoas de influência e dinheiro que financiavam os artistas ficaram conhecidas como mecenas.
No Renascimento Cultural, os mecenas eram os patrocinadores das artes e financiadores dos artistas plásticos. ... Eles foram de extrema importância para o desenvolvimento das artes plásticas (escultura e pintura), literatura e arquitetura durante o período do Renascimento Cultural (séculos XV e XVI).
O Mecenato é um termo que indica o patrocínio e o incentivo de literatos e artistas, e mais amplamente de atividades culturais.