Para se obter esse custo, basta somar os valores dos gastos com Materiais Diretos, com a Mão de Obra Direta e com os Custos Indiretos de Fabricação (CIF) aplicados na produção do período, sem considerar o valor dos Estoques Iniciais de Produtos em Elaboração.
Finalmente, para calcular o custo unitário de produção, basta dividir o custo anual de produção pela quantidade fabricada de cada produto. Assim, o custo unitário de produção é obtido pelo custo mensal de produção dividido pela quantidade anual de produção.
Para descobrir o custo de produção anual de uma empresa junte todos os custos durante o ano associado à produção. Isso inclui custos fixos, como o espaço de aluguel usado para produzir o produto, e os custos variáveis totais, como os custos de matéria-prima.
Os custos fixos de uma empresa são aqueles que são menos suscetíveis a apresentar variações de acordo com o volume de produção ou de vendas. Já os custos variáveis correspondem aos gastos que aumentam ou diminuem de forma proporcional ao nível de atividade.