Faça o teste Quando você está de pé, com os braços pendentes ao lado do corpo e a posição ereta, poderá perceber que o centro de gravidade coincide com a afirmação acima. No entanto, se você estiver arqueado, se apoiando no chão com os pés e as mãos, esse ponto está localizado fora do seu corpo, abaixo de sua barriga.
Quando todos os segmentos do corpo estão combinados e o corpo é dado como um único sólido objeto na posição anatômica, o centro de gravidade fica aproximadamente anterior à segunda vértebra sacral.
Seja qual for a forma do corpo, existe um ponto onde podemos supor aplicados todos os pesos das diversas partículas que o constituem. Esse ponto é chamado centro de gravidade. Centro de gravidade de um corpo é o ponto onde podemos supor que seu peso esteja aplicado.
O centro de massa é um ponto que se comporta como se toda a massa de um corpo estivesse concentrada sobre ele. O seu cálculo depende da distribuição da massa do corpo. O centro de massa de um corpo é um ponto que se comporta como se toda a massa do corpo estivesse concentrada sobre ele.
De forma simples, a gravidade é a grandeza responsável por definir o peso de um corpo, força vertical e para baixo que nos mantém unidos ao planeta. Qualquer objeto que se movimenta em queda livre está sob influência da aceleração da gravidade, que na Terra equivale a aproximadamente 9,8 m/s2.
A força da gravidade entre dois objetos é o produto de suas massas dividido pelo quadrado da distância entre eles. Ou seja, quanto mais massa um objeto tem e mais perto ele está, maior sua força de atração sobre outro objeto. Isso explica por que não saímos flutuando em direção ao Sol.
Como a Lua é bem menor que a Terra, sua força de gravidade também é menor, logo os corpos são atraídos com menor força para a superfície lunar. Na prática significa que lá, esses corpos pesam menos que na Terra.
Força Gravitacional ou interação gravitacional é a força que surge a partir da interação mútua entre dois corpos. Atrativa e nunca repulsiva, é ela que torna possível ficarmos de pé. ... É a força gravitacional que os torna capazes de ficarem em suas órbitas girando ao redor do Sol.
O campo gravitacional é gerado nas regiões próximas aos corpos que têm massa. Seu valor é proporcional à massa e inversamente proporcional à distância ao centro do corpo.
9,8 m/s²