O fato que deu início à Primeira Guerra foi o assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, em 28 de junho de 1914, na capital da Bósnia, Sarajevo. ... Em 1º de agosto de 1914, o Império Austro-húngaro declarou guerra à Sérvia, por conta do atentado ao herdeiro de seu trono.
A Primeira guerra mundial foi um conflito causado pelo assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando e também por outras causas como: a unificação tardia da Alemanha e da Itália, imperialismo, paz armada, belle époque. Duas alianças foram formadas: ... Alemanha, Itália e Império Austro-Húngaro.
Começou na Europa e envolveu os território coloniais. Dois blocos enfrentaram-se: a Tríplice Aliança, formada pela Alemanha, Áustria e Itália, e a Tríplice Entente formada pela França, Inglaterra e Rússia.
A primeira guerra mundial iniciou-se no dia 28 de julho de 1914 e terminou-se em 11 de novembro de 1918.
A Tríplice Entente e a Tríplice Aliança dividiam o continente em dois blocos. Esse sistema de alianças era baseado num acordo econômico, político e militar. Assim, tinham fins diplomáticos e funcionavam como uma proteção entre os Estados, os acautelando de ataques dos rivais.
No ano de 1882, a Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália formaram a chamada Tríplice Aliança. Nesse acordo ficava estabelecido que caso um dos países declarasse guerra, os demais envolvidos se comprometiam a permanecerem neutros. Além desse ponto, outras questões militares ficaram pré-estabelecidas.
Já a Tríplice Entente começou com a união entre França e Inglaterra, uma aliança que servia para limitar a expansão alemã, e depois passou a incluir a Rússia, que tinha interesses políticos no leste europeu, então sob o controle dos austro-húngaros.
Triplice entente: França, Império Russo e mais tarde, o Reino Unido. Triplice Aliança: Alemanha, o Império Austro-Húngaro e a Itália.
Esta política foi iniciada por Bismarck, Chanceler da Prússia, que visava isolar a França na Europa, e para isso estabeleceu alianças com outras potências europeias (Austro-Hungria e Itália). Com o aguçamento das contradições entre os países imperialistas europeus, estes procuraram estabelecer alianças defensivas.