O responsável pelo PIS deverá ligar na Central 135 e solicitar a inclusão do CPF. No menu do eSocial, deve escolher a opção 3 de qualificação cadastral e aguardar o atendimento telefônico.
PIS/ PASEP com CPF divergente Se o CPF informado estiver correto, será necessário corrigir a informação no cadastro PIS. Para isso, o responsável pelo PIS deverá ir até uma agência da Caixa Econômica Federal para fazer a correção.
Há muitas ocasiões em que o nome está correto no cadastro, mas incorreto no CPF. Nesse caso, a única pessoa que pode resolver o problema é o portador do CPF. É preciso ir presencialmente até uma agência dos Correios, da Caixa Econômica Federal ou do Banco do Brasil para solicitar a regularização do número.
A mensagem significa que há uma diferença dos dados cadastrais presentes nos bancos de dados da Receita Federal (CPF) e do cadastro do NIS (PIS/NIS/NIT/PASEP). ... Pode acontecer, ainda, de não constar o CPF no cadastro do NIS, ou haver diferenças no nome, data de nascimento e nome da mãe, entre os bancos de dados.
A Caixa Econômica Federal alega que o problema é inconsistência no cadastro no FGTS da pessoa. Quem passou por essa situação, deve acessar o aplicativo FGTS (disponível para android e iOS) ou pelo site do Fundo, ingressar com o seu cadastro e verificar a situação da inscrição.
Esse problema pode se dar por diversos motivos, seja por erro no site da Caixa Econômica Federal, seja por algo que o empregador fez incorretamente ou seja por alguma irregularidade.