CULTURA E VESTIMENTA As jovens solteiras utilizam talão de miçangas, “izincu”, em volta da cintura, tornozelos e cotovelos. Tiaras e colares de contas também fazem parte dos acessórios típicos desse povo. Já as mulheres casadas usam xales “Ibhayi”, com chapéus chamados de “isicholo“.
Os boubous e grandes boubous são geralmente feitos de damasco tingido e são bordados com designs elaborados. Anangos e pequenos boubous podem ser feitos de tiras de pano, feito de tecidos coloridos que são costurados juntos. Dizem que cada cor simboliza um aspecto da cultura africana.
A influência da cultura afro na moda brasileira
As cores verde, ouro, e vermelho agora são encontradas na bandeira nacional de muitas nações africanas. Teve origem na Etiópia; onde também têm relevância o movimento Rastafari.
Capulana (origem tsonga) é o nome que se dá, em Moçambique, a um pano que, tradicionalmente, é usado pelas mulheres para cingir o corpo, e por vezes a cabeça, fazendo também de saia, podendo ainda cobrir o tronco, o seu uso também vai muito além da moda: o tecido é usado pelas mulheres para carregar os seus filhos nas ...
A Capulanas Cia de Arte Negra distingue-se, no cenário teatral brasileiro, por transitar por um território de discurso e atuação específico: as questões identitárias da mulher negra periférica. ... Sobre essa base, constroem uma poética em que o feminino negro é protagonista e valorizam a identidade e a cidadania negra.
No norte, por exemplo, elas costumam usar uma na cintura, e outro pano da mesma estampa é amarrado na cabeça. E as mulheres do sul, só usam a capulana na cintura.
Os médicos aconselham a tomar cuidado com excesso de gordura devido a possibilidade de causar desequilíbrio que no organismos pode esta associado a falta de circulação pois abstrai os vasos, e pode causar muitos transtornos.