Por um lado: traz inegáveis benefícios médicos, pois possibilita identificar problemas de saúde. Inclusive pode ser utilizada para tratar o câncer. No entanto, a radiação tem uma desvantagem: sua capacidade de corromper o DNA. Ou seja, mais tarde, pode causar um câncer.
Sua vantagem é ter uma meia-vida curta (6,02 horas); assim, a emissão gama ocorre por um pequeno espaço de tempo, sem que haja danos significativos ao paciente.
O uso da radiação na medicina permite novas abordagens para o diagnóstico e tratamento de doenças. No entanto, a utilização dessa ferramenta requer cuidados para evitar a exposição excessiva de produtos radiológicos aos pacientes, funcionários e demais profissionais que acompanham o processo.
Todos os dias, estamos expostos à radiação de diversas fontes e, apesar do senso comum dizer o contrário, não é prejudicial quando usada da maneira correta e controlada. Alguns exemplos de radiação são: ondas de rádio AM e FM, raios X, radiação infravermelha e ultravioleta, entre outras.
A radioatividade é a capacidade de alguns elementos de emitir energia na forma de partículas ou radiação eletromagnética.
Elementos radioativos naturais
As radiações naturais são as existentes no meio em que vivemos; provêm da Terra e do espaço exterior. ... Entre as substâncias emissoras de radiações estão o urânio, o tório e o rádio.