Encoste suavemente o mamilo no lábio superior para que ele abra bem a boca. Quanto mais aberta estiver a boca, mais fácil será conseguir uma boa pega. Assim que a boca estiver bem aberta e a língua sobre a gengiva inferior, traga o bebê para o peito, apontando o mamilo para o céu da boca.
Repare que o mamilo e grande parte da aréola alcança o palato mole da boca do bebê, e não deve provocar dor!
Segure o corpo do bebê com o braço oposto à mama que irá oferecer. Use o braço direito para amamentar com o seio esquerdo e o braço esquerdo para o seio direito. Apoie a cabeça do bebê com a mão aberta e, com a outra mão, apoie seu peito por baixo, segurando-o em formato de “u”.
Para isso, existem alguns passos para avaliar a pega correta, que são: Boca bem aberta. Lábios voltados para fora (boca de “peixinho”). Aréola pouco visível ou mais visível em cima do que embaixo. Queixo toca a mama.
Sinais de que seu bebê não está recebendo leite suficiente
Por volta da segunda metade da gestação, pode surgir uma secreção incolor, rica em anticorpos e aminoácidos, o chamado colostro, que persiste até o final da gravidez. O leite propriamente dito só aparece alguns dias após o parto.