EQST

Qual A Diferença De Doenças Emergentes E Reemergentes?

Qual a diferença de doenças emergentes e reemergentes?

"Doença emergente" é o surgimento ou a identificação de um novo problema de saúde ou um novo agente infeccioso como, por exemplo, a febre hemorrágica pelo vírus Ebola, a AIDS, a hepatite C, a encefalite espongiforme (doença da vaca louca) ou microorganismos que só atingiam animais e que agora afetam também seres ...

Quais são as doenças emergentes no Brasil?

No Brasil, as doenças emergentes mais evidentes são: febre amarela, cólera, tuberculose, dengue, hantavirose, leishmaniose, filariose, AIDS e malária.

O que faz com que algumas doenças se tornem emergentes e reemergentes?

As doenças são reemergentes quando são conhecidas há algum tempo, estavam controladas, mas agora retornaram, causando preocupação aos seres humanos. As doenças podem aparecer novamente quando, por exemplo, um novo vetor é inserido no local. A reemergência também pode indicar problemas na vigilância sanitária.

Quais os principais fatores de transmissão das doenças?

Transmissão de doenças infecciosas – direta por contato

  • Contato de sangue e fluídos corporais do paciente diretamente com mucosa ou pele não íntegra como HIV, Hepatites virais, Clostridium difficile,
  • Contato direto (mesmo pele íntegra) com pacientes infestados com escabiose.

Quais as formas de transmissão dos microrganismos?

1. Contato Direto - com a superfície corporal, com transferência do microrganismo entre o paciente infectado ou colonizado e o indivíduo suscetível. 2. Contato Indireto - através da transferência do microrganismo de um objeto contaminado ou ambiente para um indivíduo suscetível.

Quais as principais formas de disseminação de microrganismos no ambiente hospitalar?

A via mais comum de transferência de patógenos ocorre entre as mãos de profissionais de saúde e pacientes(1). No entanto, o ambiente hospitalar pode contribuir para disseminação de patógenos. Geralmente o ambiente ocupado por pacientes colonizados e/ou infectados pode tornar-se contaminado(1).

O que é uma fonte de infecção?

FONTE DE INFECÇÃO: pessoa, animal, objeto ou substância a partir do qual o agente é transmitido para o hospedeiro. FONTE PRIMÁRIA DE INFECÇÃO (reservatório): homem ou animal e, raramente, o solo ou vegetais, responsável pela sobrevivência de determinada espécie de agente etiológico na natureza.