São importantes compositores desse período o austríaco Wolfgang Amadeu Mozart (1756-1791) e o alemão Ludwig van Beethoven (1770-1827), que compôs uma música mais dramática e com fortes traços pessoais, características que iriam dominar o século 19.
Música moderna é o conjunto de tendências musicais que surgiram durante o período da primeira metade do século XX (conhecido como modernismo), após o romantismo, e que possuem caráter quase exclusivamente experimental.
O século XX trouxe para a música mudanças em relação à sonoridade, que resultaram da aplicação de novas técnicas de composição e de instrumentos com sons inovadores e tecnológicos. os primeiros instrumentos eletrônicos ( guitarra elétrica e sintetizador ) ligados. ... à música Pop e Rock e entre outros gêneros musicais.
Sua característica principal é uma “pluralidade lingüística”, o que significa que nenhum gênero musical jamais assumiu uma posição dominante. A música modernista refere-se à música escrita tradição europeia (ou música clássica), desenhada aproximadamente entre 1910 e 1975.
Neste sentido, engloba toda combinação de elementos sonoros destinados a serem percebidos pela audição. Isso inclui variações nas características do som (altura, duração, intensidade e timbre) que podem ocorrer sequencialmente (ritmo e melodia) ou simultaneamente (harmonia).
Som, Melodia, Harmonia e Ritmo. Música é a arte de manifestar os diversos afetos através do som, ou a música é a arte de combinar os sons simultânea e sucessivamente, com ordem, equilíbrio e proporção dentro do tempo.