-Emissão de gases como escapamento de canos de automóveis,queimadas de florestas e lixões. -Respiração de aglomerados de pessoas em determinados locais. -Turbinas de fábricas. -Morte de árvores,animais e pessoas em massa.
O ciclo do oxigênio apresenta diversas etapas importantes, como fotossíntese, respiração celular, decomposição, combustão e formação da camada de ozônio. Na fotossíntese, temos a formação do oxigênio, que será liberado na atmosfera. Esse é, portanto, uma das etapas que merecem maior destaque.
O ciclo do oxigênio é um ciclo biogeoquímico que garante a circulação do oxigênio pelo meio físico e pelos seres vivos. Esse elemento é extremamente importante para a sobrevivência dos seres vivos, sendo usado, por exemplo, na respiração celular (processo em que moléculas são oxidadas e energia é produzida).
Portanto, o ciclo do fósforo, pode ser dividido em duas escalas temporais: uma de curta duração, dependente das relações ecológicas entre os seres vivos; e outra de longa duração envolvendo os aspectos abióticos do ambiente.
Ciclo de tempo ecológico: ocorre em tempo relativamente curto. Acontece quando uma parte dos átomos de fósforo é reciclada entre o solo, plantas, animais e decompositores. Ciclo de tempo geológico: ocorre durante um longo tempo. Acontece quando outra parte dos átomos de fósforo é sedimentada e incorporada às rochas.