São poucos os astros que podemos observar durante o dia. Usando apenas os olhos podemos ver o Sol, a Lua e muito dificilmente o planeta Vênus - popularmente conhecido como Estrela d´alva. À noite podemos ver a Lua quando não está na fase nova e também um grande número de astros que normalmente chamamos de estrelas.
Não é possível ver estrelas durante o dia porque a luz do Sol é espalhada pela atmosfera da Terra, produzindo assim a luminosidade azul do céu diurno.
O The Night Sky é uma plataforma em que pode criar um poster com um mapa do céu personalizado. Ou seja, pode colocar num poster o aspeto do céu naquele dia exato da sua vida. Cada noite é representada por estrelas e constelações que podiam ser vistas no céu num determinado momento no tempo e no espaço.
Descubra a posição exata dos astros e explore o Universo O aplicativo Sky Map mostra um mapa do universo na tela do celular Android. Com o download grátis feito pela Google Play, o serviço permite ver estrelas, planetas, constelações e outros astros.
Abra os braços e aponte o esquerdo na direção em que o Sol se põe. Fazendo isso, você se colocará de frente para o Norte e de costas para o Sul. A melhor época para observar estrelas é no inverno, em dias frios e secos. Nessa época, a quantidade de nuvens é menor, deixando o céu mais limpo para as estrelas.
Carta celeste, Star Walk e Sky Map Com esses três aplicativos, você pode apontar a câmera do celular para o céu e descobrir para quais estrelas ou satélites está olhando. O Carta Celeste, o Sky Map e o Star Walk contam com mapas do céu, que podem ser usados para achar planetas e constelações.
A observação de satélites é geralmente feita a olho nu ou com o auxílio de binóculos, já que a maioria dos satélites de órbita terrestre baixa se move muito rapidamente para ser rastreada facilmente por telescópios.
Por vezes é possível observar um satélite a olho nu quando este reflete a luz solar, o que faz com que pareça uma estrela vista da Terra. A lua e alguns de vários planetas do sistema solar possuem satélites artificiais em órbita, enviados para estudar as características físicas dos corpos destes.
Find Starlink Criado por um desenvolvedor de games chamado Shashank Shekhar, ele não tem relação oficial com a SpaceX, mas é uma ótima fonte para se descobrir onde estão os satélites, bem como quando você poderá vê-los em sua região. Na página inicial, você encontra um campo onde deve selecionar a sua cidade.
E para saber se o que estamos vendo é uma estrela ou um destes planetas, é preciso observar se o brilho é fixo ou cintilante. Como as estrelas têm luz própria, elas piscam, e por isso, seu brilho é cintilante. Já os planetas apenas refletem a luz do Sol, sendo assim, seu brilho é fixo.